Lousa digital para municípios: como escolher?

Lousa digital para municípios: como escolher?

A educação precisa evoluir para atender às necessidades dos jovens hiperconectados que estão em sala de aula. Por isso, um dos recursos procurados é a lousa digital para municípios, pois, com tal ferramenta, é possível promover interatividade e engajamento entre os alunos.

Porém, a compra deste recurso pelo sistema público de ensino precisa ter alguns cuidados, a fim de evitar contratempos burocráticos. Você conhece essas precauções?

Preparamos este material para ajudar quem pensa em investir nas lousas digitais para a rede de ensino de sua cidade. Portanto, continue lendo e veja os principais pontos a serem abordados durante o processo de aquisição.

A licitação na compra da lousa digital para municípios

Para a compra de um bem destinado ao sistema público, é preciso realizar uma licitação. No caso da lousa, trata-se de um “pregão”, pois estamos abordando um produto e é necessário realizar a análise de suas características para embasar o documento.

Então, é necessário detalhar cada pequeno aspecto da ferramenta, a fim prevenir confusões na comunicação ou na tomada de decisão.

Pensando nisso, nós descrevemos a nossa Super Lousa TAW em nosso site. Assim, fica mais fácil para os gestores entenderem os aspectos técnicos e os recursos oferecidos. Você pode conferir aqui.

Além disso, temos representantes em várias regiões do Brasil, listamos nesta outra página.

Como funciona a lousa?

É importante ainda entender o funcionamento da ferramenta para embasar a motivação da compra.

Saiba, portanto, que a Super Lousa TAW é composta por um quadro de projeção (com medida padrão de 2,5 metros de largura e 1,5 metro de altura), caneta óptica, estojo receptor de dados e software TAW.

Para utilizar cada kit, a escola precisa apenas de computador com sistema operacional igual ou mais atual do que Windows XP (Linux também é adaptável) e projetor Full HD com saída HDMI.

Com isso, os educadores conseguem manusear conteúdos multimídia, disponíveis no computador, seja de forma online ou offline, diretamente na tela. As possibilidades de incrementar a aula são várias, com o uso de vídeos, desenhos, imagens, gráficos, aplicativos, jogos e muito mais.

Além disso, ainda há o recurso de utilizar os programas instalados no dispositivo, apresentando-os na lousa, assim como grifar e colorir as palavras escritas.

Os benefícios de investir em lousa digital para municípios

Com as possibilidades oferecidas pela lousa digital, as aulas passam por uma revolução! Os mestres podem adequar as suas metodologias para o mundo digital, que é natural para as crianças e adolescentes que estão na sala de aula atualmente.

Afinal, estamos falando da geração Alpha, que reúne os nascidos a partir do ano de 2010. Eles, portanto, já estão acostumados com a conectividade, rapidez e interação que as redes sociais, Internet, plataformas de videochamadas e outros recursos virtuais oferecem.

Assim, as aulas se tornam mais interessantes, pois os estudantes veem como aquele assunto estudado pode ser abordado de diversas formas, como com os conteúdos multimídia que citamos anteriormente.

Os jovens se engajam pelo processo de ensino, interagem entre si, aprendem a serem proativos na busca pelo conhecimento e aprimoram suas habilidades de interdisciplinaridade.

O cuidado que vai além da compra

Fazer a licitação de compra de lousa digital para municípios e, depois, definir a empresa vencedora, são apenas os passos iniciais.

Para que as ferramentas funcionem de forma eficaz, é preciso ter o apoio necessário para entender como o recurso funciona, solucionar dúvidas e orientar os educadores para essa adaptação nas salas de aula.

É isso o que os nossos especialistas fazem, por meio dos treinamentos oferecidos. Também temos tutoriais online e a garantia de três anos.

Um exemplo de sucesso

Quer conhecer um caso em que os benefícios da Super Lousa Digital resultaram em um dado concreto de sucesso?

É o que aconteceu no município de Timbó (SC), que conquistou a maior nota do Vale Europeu Catarinense no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Nos anos iniciais, foi de 6,0, enquanto nos finais foi de 6,9.

Entenda mais sobre a lousa digital para municípios e leve esse sucesso para a sua cidade

Esperamos que você tenha visto que, com os cuidados certos, é possível fazer a compra de lousa digital para municípios de forma assertiva e sem grandes complicações.

Você pode conhecer ainda mais sobre a Super Lousa TAW em nossas redes sociais, onde publicamos conteúdos interessantes a respeito da ferramenta. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook para ficar sempre por dentro!

1 de janeiro de 2024
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.