A tecnologia e o novo perfil dos estudantes

A tecnologia e o novo perfil dos estudantes

Apostamos que você já se pegou impressionado ao perceber as habilidades de uma criança com dispositivos tecnológicos. Às vezes, elas descobrem recursos que nós nem sonhávamos que existiam. Isso ocorre em diversos âmbitos da vida, inclusive no educacional, com uma visível mudança de perfil dos estudantes.

Muitos alunos já nem utilizam os cadernos tradicionais, trocando-os por tablets, em que é possível simular a escrita à mão, mas de maneira eletrônica. Além disso, foi-se o tempo de pesquisas em enciclopédicas, uma vez que os conhecimentos estão a um clique de distância.

Portanto, não há mais volta: a tecnologia se inseriu no mundo da educação e não sairá mais! Cabe a nós sabermos como lidar com esse novo perfil dos estudantes e utilizar os recursos da forma mais benéfica. Uma maneira de fazer isso é com o uso de lousas digitais, como a Super Lousa TAW, que permite fazer a interação entre a tela e conteúdos digitalizados, por meio do acesso à Internet e também offline.

Quer saber mais sobre essa ferramenta que consegue promover vários benefícios para os alunos que estão sempre conectados? Confira neste material que preparamos!

A Geração Alpha está por trás do novo perfil dos estudantes

Essa hiperconectividade dos jovens já foi estudada e classificada. Eles pertencem à Geração Alpha, ou seja, são crianças e adolescentes que nasceram a partir de 2010.

Quando chegaram ao mundo, a Internet já era banda larga, Facebook e Twitter existiam e os smartphones começavam a fazer parte do nosso dia a dia. Então, nada mais normal do que estarem acostumados com as telas, a rapidez das mensagens e o fácil contato com pessoas de qualquer lugar do mundo.

Por isso, além da conexão constante, os pertencentes da Geração Alpha também são conhecidos por serem curiosos, independentes e questionadores, mas também um pouco ansiosos e com dificuldade de concentração. Então, temos que usar as tecnologias para aflorar as qualidades e tentar amenizar as adversidades.

Como a lousa digital contribui com o aprendizado do novo perfil dos estudantes?

Acredite: não é difícil proporcionar a conectividade que os jovens desejam nas salas de aulas. A Super Lousa TAW é um exemplo disso. Ela é simples de utilizar, mas proporciona recursos incríveis ao proporcionar a apresentação de vários conteúdos multimídias.

Veja como essa ferramenta torna as aulas mais interessantes para a Geração Alpha.

Interatividade como base de tudo

Ao poder usar a criatividade no momento de formular a aula com todos os conteúdos multimídias disponíveis, os educadores conseguem promover interatividade. Por exemplo, ao utilizar jogos, aplicativos educacionais, vídeos, gráficos e outros materiais que contribuem para o debate entre os jovens e, consequentemente, criação de um senso crítico e maior aprofundamento no assunto.

O novo perfil dos estudantes quer estar ativo na busca pelo conhecimento

Esqueça aquele tipo de aluno que apenas fica sentado, escutando o que o professor fala por horas. Como mencionamos anteriormente, a Geração Alpha tem a independência no DNA e gosta de estar ativa em tudo, inclusive durante o aprendizado.

Com a Super Lousa TAW, eles aproveitam aulas dinâmicas, que exploram diversos materiais e os fazem refletir sobre o assunto apresentado, assim como participar da busca por ele. Os mestres podem propor um game que envolve a tela da lousa digital e também os dispositivos pessoais dos estudantes, enquanto eles respondem um quiz em seus celulares e as respostas aparecem na lousa digital.

Diversão e ensino combinam sim!

Com todas as possibilidades de criar as metodologias de ensino, é claro que há a oportunidade de deixar a aula mais divertida. Ao se sentirem bem e animados, os alunos também se engajam mais com todo o processo de absorção do conteúdo.

Leia também: Escolas conectadas com a tecnologia por meio da Super Lousa TAW

Entender como a matéria se relaciona com a “vida real”

Por fim, não podemos nos esquecer da vantagem de que, com os materiais multimídias, os jovens conseguem entender melhor como aquele assunto é vivido praticamente na realidade. Por exemplo: mais do que ler sobre conflitos geopolíticos nos livros didáticos, eles podem assistir a vídeos que mostram os locais onde essas situações ocorreram. Dessa forma, a Super Lousa TAW deixa as aulas mais adequadas aos desejos e necessidades da Geração Alpha.

Quer aprender mais sobre o novo perfil dos estudantes e outras tendências da educação?

Você gostou de entender como pensam e agem os jovens hiperconectados? Nós estamos sempre atentos às tendências que envolvem a educação, assim como nas análises do perfil dos estudantes atuais.

Portanto, se você quiser aprender mais, venha conhecer as nossas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook, Youtube e LinkedIn.

8 de julho de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.