Lousa digital e evolução no ensino: conheça o case de Timbó

Nada pode parar no tempo, nem mesmo os modelos de aprendizado. Felizmente, vemos que as instituições de ensino já têm isso claro e estão investindo na transformação digital. Em meio a essa revolução, a grande protagonista é a lousa digital.

O município de Timbó, em Santa Catarina, é um ótimo exemplo disso. A rede de educação local escolheu a Super Lousa TAW para aprimorar os conteúdos transmitidos nas salas de aula, o que beneficia alunos e educadores.

Você quer conhecer esse case de sucesso? Continue lendo e nós iremos mostrar todos os detalhes!

A chegada da lousa digital em Timbó

Foi por meio de uma demonstração da Super Lousa Taw que os profissionais da Secretaria de Educação perceberam o quanto essa ferramenta será útil e vantajosa aos alunos da cidade. O assessor de Tecnologias Educacionais da Secretaria, Edésio Marcos Slomp, contou que sempre existiu uma preocupação de inserir as tecnologias no dia a dia escolar. No entanto, com a pandemia de Covid-19 e as aulas virtuais, isso se mostrou ainda mais necessário.

Assim, a decisão foi de adquirir 130 lousas digitais da TAW, que estão distribuídas em 18 escolas, do ensino infantil e fundamental. Atualmente, estudantes e mestres já estão adaptados com as funções da ferramenta e os resultados se mostram presentes.

Um deles foi motivo de grande comemoração: Timbó recebeu a maior nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da região do Vale Europeu de Santa Catarina! Nos anos iniciais, a nota foi de 6,0, enquanto nos finais foi de 6,9.

Confira abaixo o relato de uma professora do município sobre a funcionalidade da Super Lousa TAW.

Os benefícios de investir em uma lousa digital

Edésio Slomp, da Secretaria de Educação de Timbó, ressaltou dois grandes pontos positivos da Super Lousa TAW: o uso de materiais multimídia e a possibilidade de salvar tudo o que é escrito ou transmitido na tela. “As principais vantagens são poder gravar uma aula e dar continuidade a esse aprendizado nos outros dias, para que o aluno não fique perdido. Também é interessante o uso de diversas cores na escrita e ainda grifar as palavras”, complementou.

Mais um ponto mencionado pelo assessor de Tecnologias Educacionais é o fato de que a aula se torna mais dinâmica, uma vez que os mestres podem utilizar diversos recursos digitais para aprofundar a explicação. Por exemplo, vídeos, gráficos, imagens, jogos e aplicativos.

Assim, os alunos ficam mais engajados no aprendizado, por não enfrentarem aqueles momentos monótonos em que apenas o professor fala e escreve. Com a lousa digital, eles aproveitam a interatividade proporcionada e conseguem entender como o conteúdo pode ser aplicado de muitas formas.

Leia também: Entenda as vantagens de inovar com lousa digital nas escolas

Mais parceiros que usufruem dessas evoluções

Além das escolas de Timbó, a Super Lousa TAW também está presente em vários outros lugares. Confira alguns deles:

  • Governo de Santa Catarina;
  • Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu;
  • Prefeitura Municipal de Criciúma;
  • Colégio Objetivo;
  • Instituto de Ensino e Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (IPESSP);
  • Município de Videira;
  • Fundo de Melhoria da Polícia Militar;
  • Município de Curitibanos.

Como a Super Lousa TAW funciona?

A Super Lousa TAW é muito prática de utilizar. O nosso kit é composto pelo quadro de projeção, que possui 2,5 m de largura e 1,5 m de altura, mas é possível fazer a junção de dois deles e ter ainda mais espaço disponível.

Outro componente é a caneta óptica, seguida pelo estojo receptor de dados e o software TAW. Para que tudo isso funcione, basta que a escola tenha um projetor com acesso HDMI e computador com sistema operacional igual ou acima do Windows XP (Linux também é adaptável), com porta USB, memória de 4G e processador Pentium. Enfim, são equipamentos simples e já disponíveis em várias escolas.

Dessa forma, os educadores podem transmitir na tela os materiais multimídia que estão salvos em computadores, seja com ou sem acesso à Internet. Isso sem esquecer do conforto, pois a escrita na tela se assemelha à analógica e ainda é possível utilizar a barra de rolagem para aproveitar cada cantinho da lousa.

Você quer saber mais sobre a nossa lousa digital?

Apostamos que você também está interessado em levar a nossa lousa digital, a Super Lousa TAW, para as suas instituições de ensino, assim como a Prefeitura de Timbó fez. Então, saiba que estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida. É só entrar em contato.

Também convidamos a nos seguir nas redes sociais. Lá publicamos mais conteúdos sobre educação. Estamos no Instagram e no Facebook.

20 de junho de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.