Quando participamos de alguma competição, costumamos ficar animados e com vontade de vencer, não é mesmo? É por isso que uma nova tendência está abrindo caminhos nas escolas: a gamificação na educação.
Esse termo vem do inglês game, que significa “jogo”. Portanto, nada mais é do que incluir brincadeiras na metodologia de ensino. Obviamente, esses momentos envolvem os temas abordados na aula, a fim de reforçar o conteúdo na mente dos alunos.
O resultado? Crianças e adolescentes mais engajados e com vontade de participar das dinâmicas. Conheça mais sobre os benefícios a seguir.
5 motivos para investir na gamificação na educação
Segundo a Metaari, empresa de pesquisa de mercado com foco em tecnologia, o crescimento do uso de gamificação nas salas de aula pode atingir uma taxa maior do que 15% entre 2019 e 2024. São vários os motivos para essa evolução e vamos mostrar os cinco principais a seguir.
1. Alunos mais engajados
Uma aula em que apenas é apresentado o conteúdo sem nenhuma interação entre educador e aluno tem grande poder de provocar tédio. Com as crianças e adolescentes que estão, atualmente, em nossas salas de aula, o risco é ainda maior. Afinal, elas vivem hiperconectadas e em um mundo digital marcado pela agilidade.
Então, quando é oferecida a oportunidade de aprender com brincadeiras e de forma dinâmica, podemos ver uma revolução no comportamento desses jovens. Eles se tornam mais engajados, atentos e felizes por estarem ali.
Leia também: Saiba como a inovação na educação pode beneficiar os nativos digitais
2. Melhora a autonomia
A gamificação na educação também tem o poder de melhorar a autonomia dos estudantes. Afinal, eles não apenas irão escutar o assunto transmitido de forma passiva, mas “colocar a mão na massa” durante os jogos para entender como a matéria e o processo funcionam. Em uma aula de ciências, por exemplo, ao invés de somente ler sobre o ciclo da água no planeta, as crianças poderão montar cada etapa em uma brincadeira, o que também irá reforçar a fixação do tema.
3. A gamificação na educação promove um ambiente escolar mais harmônio
De início, podemos achar que a gamificação irá gerar uma competição enorme e até brigas entre as crianças. No entanto, quando conduzida adequadamente, os mestres podem ensinar sobre respeito, parceria e o clássico “saber perder”. Existe a possibilidade de fortalecer os relacionamentos entre os alunos, fomentando amizades e companheirismo.
4. Maior interdisciplinaridade
Por meio da gamificação na educação, os mestres podem inovar nas metodologias e mostrar como uma matéria se associa com a outra, gerando a interdisciplinaridade, uma competência bastante requisitada em provas e no mercado de trabalho. Por exemplo, um jogo de língua inglesa que envolve também a interpretação de dados disponíveis em gráficos.
Leia também: Transformação digital na educação – saiba por que investir
5. A criança percebe que aprender é divertido
Por fim, outro importante benefício da gamificação na educação é poder mostrar aos jovens que aprender algo não precisa ser uma obrigação, mas algo divertido. A presença dessa mentalidade logo nos primeiros anos escolares tem o poder de impactar toda a vida do aluno, ampliando o seu sucesso acadêmico.
Quais as recompensas?
Quando o assunto é gamificação, muitos mestres ficam na dúvida sobre como recompensar os estudantes. Afinal, eles irão querer um prêmio quando ganharem um jogo, certo?
Então, saiba que não precisa ser nada grandioso! Crianças já costumam ficar felizes ao perceberem que suas competências são valorizadas. Uma dica, portanto, é fazer um sistema de pontos durante o semestre ou ano.
Como a Super Lousa TAW contribui com a gamificação na educação?
Para promover a gamificação na educação com sucesso, é importante ter o auxílio de boas ferramentas, como a Super Lousa TAW. Estamos falando da nossa lousa digital, que permite a transmissão de conteúdos disponíveis digitalmente (seja on-line ou não) na tela.
Assim, os educadores têm a possibilidade de incrementar a aula com diversos conteúdos multimídia, como imagens, gráficos, vídeos e aplicativos. Em meio a tudo isso, a criatividade pode trabalhar para montar as brincadeiras.
Quer ficar por dentro de mais tendências?
Estamos sempre atentos às novidades para aprimorar cada vez mais o uso da nossa Super Lousa TAW. Portanto, caso você queira se aprofundar sobre a gamificação na educação e outros assuntos do mundo educacional, venha nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook.