A lousa digital atualiza as linguagens pedagógicas

A lousa digital atualiza as linguagens pedagógicas

Há duas questões com as quais um educador comumente se depara ao preparar sua aula: como passar de maneira eficiente o conteúdo da disciplina? Como fazer com que os alunos se interessem por um conteúdo que exige concentração e dedicação para ser compreendido? A base para as respostas está nas linguagens pedagógicas.

Afinal, é a maneira que o mestre repassa o conteúdo que irá despertar o interesse dos estudantes. Todavia, temos que somar ainda mais uma preocupação: o fato de que grande parte dos alunos do século XXI está inserida em um mundo que se comunica muito mais por meio de imagens, vídeos e hipertextos do que exclusivamente com linguagem escrita.

Assim, em muitas das reuniões pedagógicas, surgem dúvidas a respeito da contribuição de instrumentos e ferramentas tecnológicas para a solução de problemas como os elencados acima. Sempre ao fim das discussões, fica claro que o objetivo de usar tais recursos seria proporcionar uma aproximação do mundo do aluno (moderníssimo) com o das disciplinas (muitas delas já antigas, apesar de necessárias).

Como juntar esses dois cenários que parecem tão distintos entre si? Nós temos uma sugestão: a lousa digital! Acompanhe a leitura e entenda mais.

A Super Lousa TAW e as novas linguagens pedagógicas

Veja como o próprio nome já nos oferece uma indicação do que podemos obter: a lousa é um instrumento de longa data, mas ela vem acompanhada pelo adjetivo “digital”, que nos sugere um mundo de amplas possibilidades. É assim que funciona a Super Lousa TAW.

Trata-se de uma tela interativa em que o educador consegue transmitir os materiais disponíveis digitalmente, estejam eles on-line ou não. Com isso, é possível repassar para os alunos os conteúdos que estão em um computador ou as ferramentas instaladas neles.

As opções para incrementar a aula são inúmeras: vídeos, imagens, gráficos, tabelas, jogos e aplicativos educacionais, entre várias outras possibilidades que o mestre notar que é útil para sua matéria.

Use sem medo

Sabemos que o novo costuma assustar e isso não é diferente quando falamos de linguagens pedagógicas. Contudo, é precisamos lembrar que o uso sem medo é a condição indispensável para aprender a utilizar qualquer nova tecnologia.

Não devemos nos esconder em discursos como “é algo frágil”, “pode quebrar a qualquer momento se não a usar direito” ou ainda “os alunos não saberão lidar com ela de modo responsável”. Primeiramente, as lousas digitais são ferramentas feitas justamente para serem tocadas e utilizadas no contexto escolar.

A caneta óptica da Super Lousa TAW, por exemplo, costuma suportar o uso em diferentes superfícies planas, sem o risco de falhar (como os pincéis), nem de produzir o pó de giz. Além disso, sua manutenção é simples, até porque sua estrutura e funcionamento não são tão complicados como podem parecer.

Na TAW, ferramenta da 3° geração de lousas digitais, os únicos materiais são a tela e a já mencionada caneta óptica carregável. O software que a acompanha e que permite a interação com outros dispositivos traz a simples necessidade de ser instalado corretamente.

Os alunos da atualidade querem linguagens pedagógicas dinâmicas

No que se refere ao seu uso em sala de aula, a Super Lousa TAW promove aquela conexão entre a matéria e a linguagem a qual o aluno está mais acostumado: a visual. Isso porque o seu uso oferece a oportunidade de criar nuances no tom de aulas que seriam comuns.

Ela possibilita, por exemplo, o acesso aos conteúdos que podem ilustrar o assunto ministrado, seja por meio da busca por imagens de um rei histórico durante uma aula sobre a Idade Média ou pela busca por um “passo a passo” de uma experiência química. É um meio, ainda, de dar ao aluno um papel autônomo durante a construção do conhecimento: provavelmente o medo de ir à lousa tradicional será superado pela curiosidade de entender e usar o novo painel ou mosaico de informações.

Além disso, a dinamicidade dessas novas linguagens pedagógicas possuem o efeito de deixar os jovens mais interessados e participativos, até mesmo criando debates e colaborações entre eles. Enfim, tudo o que as escolas e os educadores desejam!

Leia também: 6 dicas para ensinar com lousa digital

As novas linguagens pedagógicas requerem atualizações constantes

No mundo digital, tudo se transforma rapidamente e chegam novidades constantemente. Na área da educação, não é diferente e os profissionais do ramo precisam estar atentos às alterações e tendências das linguagens pedagógicas.

Na TAW, estudamos muito sobre o assunto e também repassamos o que encontramos de novo para quem nos segue. Por isso, convidamos a conhecer as nossas redes sociais, Instagram e Facebook, para conferir outros conteúdos como este.

11 de agosto de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.