Aumente a curiosidade dos alunos com a lousa digital

Aumente a curiosidade dos alunos com a lousa digital

Imagine ficar cerca de 5 horas sentado em um local apenas escutando alguém falar assuntos que ainda não conhece. Claramente, é uma situação que pode gerar tédio, mas é isso o que os nossos estudantes vivenciam nas salas de aulas que não usam o recurso da lousa digital.

Portanto, não podemos ficar parados no tempo e precisamos utilizar as tecnologias que oferecem benefícios no processo de ensino, tanto para os alunos, quanto para a equipe pedagógica.

É isso o que a cidade de Ibirama (SC) fez, como nos contou o multiplicador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) do município, Ademir Cristiano Schwarzrock. Ele explicou que são 110 kits da Super Lousa TAW – a nossa lousa digital – instalados em cerca de 21 escolas regionais.

“Conhecemos a Super Lousa TAW em meados de 2019, quando nos foi apresentada em uma formação em Florianópolis. Ficamos encantados pela tecnologia”, relatou e também acrescentou que uma das vantagens oferecidas pela ferramenta é o fato de que aumenta a curiosidade dos alunos na matéria abordada.

Porém, não para por aí: outros pontos positivos foram observados pelos profissionais da educação de Ibirama. Quer conhecer quais são eles? Continue lendo!

A relação entre a Geração Alpha e a lousa digital

Antes de tudo, precisamos lembrar que as crianças e adolescentes que estão em nossas salas de aulas pertencem à Geração Alpha, ou seja, nasceram a partir do ano de 2010.

Assim, eles nunca viveram em um mundo sem Internet, redes sociais, smartphones e toda a conectividade que temos agora, em que podemos receber a resposta de uma pesquisa em segundos e conhecer pessoas do planeta inteiro por meio de um clique.

Então, não adianta querer que esses “nativos virtuais” se sintam bem em um ambiente completamente analógico quando estão na escola. Afinal, os smartphones, tablets, smartwatches e outros recursos digitais continuarão presentes nas mochilas e o que podemos fazer é apostar na tecnologia de forma que ela seja uma aliada à educação.

O papel da Super Lousa TAW

A nossa lousa digital, chamada de “Super Lousa TAW”, foi criada para atender às necessidades de interação, conexão e dinamicidade que todos nós ficamos acostumados a partir da popularização da Internet e das redes sociais. Trata-se, portanto, de uma lousa interativa, que permite a transmissão de conteúdos multimídia disponíveis on-line ou salvos em um computador.

Com isso, os educadores podem incrementar a aula com vídeos, desenhos, imagens, gráficos, jogos, documentos e aplicativos educativos, por exemplo, tudo sendo transmitido na lousa digital. Além disso, a escrita é confortável, pois os professores podem realizar os traços na linha dos olhos, aproveitando a ergonomia desse cuidado. Isso sem esquecer do recurso de grifar e colorir as palavras, para chamar a atenção aos principais pontos.

Porém, não pense que, para aproveitar, é preciso lidar com burocracias, cabos e questões complicadas de TI. Pelo contrário, a escola precisa ter apenas projetor com saída HDMI e computador com sistema operacional igual ou mais atualizado do que o Windows XP (o Linux também funciona).

O kit da Super Lousa TAW é formado pelo quadro de projeção, caneta óptica, estojo receptor de dados e software TAW. Somente com isso, os mestres podem fazer uso dos variados recursos.

O que a lousa digital proporciona

“Há diversas vantagens que são proporcionadas pela lousa digital, fazendo com que as aulas se tornem mais interativas e sempre deixando uma curiosidade nos alunos, que querem aprender mais. Ela (a lousa) faz uma ‘mágica diferente’, de uma forma ou outra, para que se tenha a atenção deles”.

Foi assim que Ademir Schwarzrock, descreveu os pontos positivos percebidos após a implantação dos kits da Super Lousa TAW nas escolas de Ibirama.

Os principais pontos das melhorias promovidas são:

  • interatividade: com os conteúdos multimídia, o educador pode inovar na metodologia de ensino e usar diversos materiais para explicar o conteúdo. Por exemplo, um vídeo de discursos de líderes para explicar sobre geopolítica;
  • interdisciplinaridade: essa é uma capacidade cada vez mais exigida aos alunos, inclusive nas provas do Enem. Portanto, com a lousa digital e seus recursos, fica mais simples trabalhar esse aspecto, como ao pedir que os jovens analisem um gráfico matemático que fala sobre mudanças climáticas;
  • trabalho em conjunto: também não faltam oportunidades para criar dinâmicas entre os estudantes ao transmitir jogos na tela e outros materiais que propõem a união de pensamentos para solucionar um problema.

“Observei que, nas salas onde os professores utilizam essa ferramenta, o silêncio e a vontade de aprender aumentou muito e, como consequência, o aprendizado também. Os nossos alunos são digitais e precisamos sair do mundo analógico para poder acompanhá-los”, resumiu Ademir.

Descubra mais vantagens da lousa digital

Segundo Ademir Schwarzrock, os educadores de Ibirama já nem cogitam voltar ao uso do quadro analógico. Isso mostra o quanto a lousa digital é revolucionária!

Então, nós te convidamos a conhecer mais sobre a ferramenta. Sempre publicamos materiais interessantes a respeito dela nas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e no Facebook!

8 de novembro de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.