Saiba como a inovação na educação pode beneficiar os nativos virtuais

Saiba como a inovação na educação pode beneficiar os nativos virtuais

Você já ouviu a expressão “nativos virtuais”? Ela se refere aos jovens que nasceram e crescem cercados pela tecnologia. Enquanto as pessoas mais velhas precisam ler manuais para entender alguma tecnologia, parece que eles aprendem no automático!

Afinal, desde bebês, estão em frente às telas, recebendo várias informações e se conectando com o mundo inteiro. Isso impacta também na forma que estudam e como se comportam na sala de aula.

É por esse motivo que não podemos deixar de ficar atentos às inovações no sistema educacional e perceber como podemos usá-las para beneficiar esses jovens hiperconectados. Quer saber mais sobre o assunto? Confira neste material!

Novas formas de aprendizado para os nativos virtuais

O ensino para os nativos virtuais deve envolver as dimensões de pensamento, ação, relações humanas e resultados efetivos. Todos precisam das teorias, fórmulas, conceitos e aprendizados a respeito das áreas de linguagens, ciências da natureza, matemática e ciências humanas.

No entanto, temos que nos lembrar que vivemos em uma era digital e os jovens precisam aprender a aplicar na sociedade os conhecimentos que absorveram e, para isso, as tecnologias estarão presentes. Levar a internet e os recursos digitais para dentro da sala de aula é a forma de ensiná-los como esses recursos podem contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada um e não servir apenas como ferramentas de lazer.

Afinal, muitos alunos serão os engenheiros de software e tecnologia dos próximos anos, por exemplo. O estímulo por esse envolvimento ainda no ensino fundamental e médio pode despertar os talentos e ajudar a direcioná-los para suas futuras áreas de atuação profissional, talvez, em tarefas que ainda nem temos a capacidade de imaginar como serão!

A tecnologia da Super Lousa TAW é a chave para a inovação

Pode parecer que atender às necessidades dos nativos virtuais é algo complicado, mas vamos mostrar que é mais simples do que você imagina. Um exemplo é a Super Lousa TAW.

Trata-se da nossa lousa digital, em que é possível transmitir conteúdos e demais ferramentas disponíveis em um computador (com o acesso à Internet ou até mesmo offline) na tela. Dessa forma, os educadores conseguem utilizar vários conteúdos multimídia para incrementar na maneira de transmitir a matéria, como vídeos, imagens, gráficos, jogos e aplicativos educacionais.

Isso deixa os alunos mais interessados, pois eles veem como o tema abordado impacta de várias maneiras na “vida real”, sem ficar tanto no âmbito da explicação abstrata. As aulas também se tornam interativas e, com o estímulo certo, os jovens começam a debater entre si, criando a dinamicidade com a qual eles estão acostumados.

É difícil ter uma lousa digital na sala de aula?

Sempre recebemos essa pergunta e queremos deixar claro que não é difícil! A Super Lousa TAW é composta por um kit de manuseio simples: a tela, a caneta óptica, o estojo receptor de dados e o software TAW.

Os mestres conseguem escrever na lousa como uma escrita analógica, o que permite maior conforto. Também é fácil repassar os conteúdos que estão no computador para serem transmitidos nela, semelhante a como fazemos em nossas outras telas cotidianas.

Isso sem esquecer que a nossa equipe está à disposição para solucionar dúvidas e mostrar tudo o que a Super Lousa TAW tem a oferecer.

Leia também: Professor e tecnologia – quais habilidades devem ser implementadas na sala de aula?

Quem já aproveita a inovação da Super Lousa TAW

A Super Lousa TAW já está beneficiando muitos nativos virtuais espalhados por escolas em todo o Brasil. Conheça alguns de nossos parceiros:

  • Governo de Santa Catarina;
  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ – FAPESC);
  • Prefeitura Municipal de Foz de Iguaçu;
  • Prefeitura Municipal de Criciúma;
  • Prefeitura Municipal de Tangará
  • Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Tangará (APAE Tangará)

Para ver mais sobre o funcionamento da nossa lousa digital e cases dos nossos parceiros, clique aqui.

Fique por dentro das inovações de ensino para os nativos virtuais

Os nativos virtuais estão em nossas escolas e precisamos ficar sempre por dentro das tecnologias e inovações que podemos levar às salas de aula, a fim de tornar o ensino cada vez mais adequado a esses jovens hiperconectados.

Na TAW, estudamos muito sobre esse assunto e publicamos conteúdos dessa temática nas nossas redes sociais. Venha conferir no Instagram e no Facebook!

8 de agosto de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.