Tecnologia na sala de aula: ferramentas essenciais para todo professor

Tecnologia na sala de aula: ferramentas essenciais para todo professor

Em nosso dia a dia, utilizamos diversos recursos tecnológicos, a fim de tornar as tarefas mais simples, como o GPS para nos locomover pela cidade. Então, por que não utilizar a tecnologia na sala de aula para também nos guiar no ensino?

Os profissionais já perceberam o quanto essas ferramentas podem contribuir com o aprendizado dos alunos. O VII Estudo Global sobre o uso da tecnologia na educação – relatório Brasil 2022, realizado pela plataforma BlinkLink, com apoio do Ministério da Educação, revelou que, dos 43 mil educadores participantes, 83% utilizam algum material digital nas aulas, enquanto 80% acreditam que a tecnologia deixa os estudantes mais motivados.

Mas quais são essas plataformas que tanto ajudam nas escolas? Preparamos este material para mostrar algumas delas e como funcionam. Acompanhe!

6 opções de tecnologia na sala de aula para você utilizar

Criamos uma lista de seis ferramentas que promovem serviços diferentes para a implantação de metodologias educacionais. Veja quais são elas.

  1. Soluções do Google

Para começar a nossa sequência de tecnologia na sala de aula, temos que falar da gigante Google. Você sabia que a empresa também oferece recursos educacionais? Um deles tem um nome bastante óbvio e é voltado mais para os educadores: Google Sala de Aula. O objetivo é ajudar a organizar avaliações, conteúdos, atividades e outros aspectos práticos do trabalho.

Já o G-Suite foca na oferta de metodologias ativas, com a possibilidade de criar projetos em conjunto com os alunos e observar cada movimento deles no ambiente virtual. Por fim, o Programa Google de Tecnologia é voltado para treinamentos no âmbito tecnológico e de ciências da computação.

  1. Inteligência artificial

Em meio às polêmicas, precisamos aceitar que a Inteligência Artificial (IA) existe e devemos aprender a utilizá-la da forma certa, ensinando o mesmo aos estudantes. Afinal, ela pode contribuir para a redução do tempo gasto em algumas atividades monótonas.

Na área de gestão escolar, por exemplo, os profissionais usam a IA para organizar conteúdos, definir melhor as técnicas de ensino, ordenar horários de aulas e criar apresentações. Claro que é sempre importante realizar uma “revisão humana”.

Para os alunos, é interessante incentivar a curiosidade mostrando como funciona tecnicamente, as formas de criar prompts e receber ideias para os trabalhos que devem ser feitos, mas sem o famigerado “copiar e colar”. É preciso explicar sobre as possíveis falhas e modos de reconhecê-las.

Por meio desses cuidados, a inserção desta tecnologia na sala de aula também será acompanhada pelo amadurecimento crítico dos jovens e maior conhecimento sobre como a Inteligência Virtual atua de fato.

  1. Lousas digitais

Quando o assunto é tecnologia na sala de aula, não podemos deixar de falar sobre as lousas digitais, que são ferramentas que promovem interatividade, aprofundamento dos temas ensinados e também maior engajamento pelos alunos. Enfim, uma inserção na educação 4.0.

Com a nossa Super Lousa TAW, é possível ter a conexão entre o quadro de projeção com os materiais disponíveis em um computador, por meio ainda da caneta óptica e estojo receptor de dados.

Assim, os educadores conseguem apresentar e manusear os mais diversos conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, gráficos, jogos e aplicativos, além dos softwares tradicionais e textos. Isso sem esquecer da possibilidade de promover atividades que interligam o que é transmitido na tela com os dispositivos pessoais (como smartphones) dos alunos.

Os jovens também podem ser estimulados a ir à lousa resolver problemas, escrever, desenhar e muito mais. Vale lembrar que existe o recurso de colorir e grifar as palavras, o que é útil para chamar a atenção em pontos específicos da aula.

Além disso, há ainda a possibilidade de gravar tudo o que foi feito na tela, auxiliando nos momentos de revisão ou com o objetivo de não deixar “para trás” na matéria quem precisou faltar à aula.

  1. Realidade virtual

Como o próprio nome diz, a realidade virtual faz com que sejamos inseridos em cenários virtuais, mas com a possibilidade de interagir com eles. Com isso, os mestres podem formular diversas atividades que complementam o ensino.

Por meio dessa tecnologia na sala de aula, os jovens podem expandir seus conhecimentos em excursões para diversas partes do mundo, como museus, sítios arqueológicos, cidades históricas e muito mais. Imagine, portanto, o quanto o interesse pelas aulas aumenta e também o engajamento para pesquisas mais aprofundadas.

  1. Aplicativos de estudo são formas de tecnologia na sala de aula

Podemos até nos esquecer dos aplicativos de estudo, por estarem já tão integrados em nosso cotidiano. Porém, eles também fazem parte da lista de tecnologia na sala de aula.

As opções são várias, desde jogos educacionais, passando por estratégias para revisão e memorização, apresentação de projetos, aprendizado de idiomas, desafios matemáticos e organização de tarefas. Apostamos que algum já deve fazer parte dos seus dias.

  1. Armazenamento em nuvem

Por fim, uma tecnologia na sala de aula, usual na vida de educadores e alunos, é o armazenamento em nuvem. Não poderíamos deixar de fora deste nosso material pela praticidade que proporciona no dia a dia.

Além da organização, estudantes e mestres podem trabalhar juntos em projetos, manuseando os materiais ao mesmo tempo, o que permite maior praticidade. Os profissionais também conseguem verificar o histórico de alterações e observar a evolução na tarefa.

Quer se inserir ainda mais no mundo da tecnologia na sala de aula?

Depois de conhecer tantas opções interessantes de tecnologia na sala de aula, que tal se aprofundar ainda mais sobre as novidades da educação? Com nossa Super Lousa TAW, sempre procuramos metodologias e atividades que podem ser realizadas com essa ferramenta, para aprimorar o ensino.

Publicamos as novidades em nossas redes sociais. Para não perder nada, convidamos a nos seguir no Instagram e Facebook. Venha conferir!

17 de julho de 2024
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.