A importância da tecnologia educacional nos dias atuais

A importância da tecnologia educacional nos dias atuais

Tudo evolui e a educação não fica de fora disso. Antigamente, quando imaginávamos uma sala de aula, o que vinha à mente era um quadro negro, carteiras umas atrás das outras e um mestre que falava sem parar. Hoje, com as escolas percebendo a importância da tecnologia educacional, isso mudou.

O investimento da rede pública e privada em salas de aulas modernas transforma o cenário. Isso faz com que existam lousas digitais, alunos cooperando entre si e interagindo para construir o conhecimento junto ao educador.

O que podemos esperar de tudo isso? Quais são os benefícios? Em quais recursos ficar de olho? Continue lendo e descubra!

4 tendências que mostram a importância da tecnologia educacional

Pensar em deixar as metodologias de ensino mais atraentes aos jovens pode parecer uma missão difícil, mas, com recursos intuitivos, é possível alcançar esse objetivo. Veja alguns exemplos marcantes abaixo.

Lousa digital

A lousa digital é uma ferramenta que permite o manuseio de conteúdos multimídia na tela. Portanto, os mestres podem incrementar o ensino dos conteúdos com vídeos, imagens, gráficos, aplicativos, jogos e muito mais.

A partir desses recursos, os alunos ficam mais interessados no processo de aprendizagem. Afinal, estamos falando de jovens que já são hiperconectados e nada mais natural do que levar essa característica para as escolas e adaptá-la de forma benéfica ao aprendizado.

A Super Lousa TAW

Quando o assunto é lousa digital, você precisa conhecer a nossa Super Lousa TAW! Ela é composta por um kit formado por quadro de projeção (2,5 metros de largura por 1,5 m de altura), caneta óptica, estojo receptor de dados e software TAW.

Com isso, os mestres conseguem obter o benefício citado acima, o de manusear os conteúdos multimídia, estejam eles online ou não. Também é possível projetar os programas do computador na tela, escrever com cores diferentes (incluindo o mecanismo de grifar as palavras), aproveitar o espaço ao máximo com o sistema de “arrastar” a lousa (como em um smartphone) e salvar tudo o que foi escrito ou transmitido.

Para aproveitar, basta a escola ter projetor com saída HDMI e computador com sistema operacional igual ou mais recente do que o Windows XP (Linux também é adaptável).

Design Instrucional

Quando uma entidade investe em ações intencionais e sistemáticas de ensino que envolvem o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem, elas estão aplicando a teoria do Design Instrucional.

Emprega-se esse método à concepção de formas de ensino diferenciadas com a utilização de recursos didáticos através do envolvimento dos alunos, como a lousa digital. Neste formato, uma aula que apresenta um vídeo, um mapa dinâmico, conteúdo sobre o corpo humano que possa ser explorado ou até mesmo uma música tem o efeito esperado na experiência de aprendizado.

A gamificação e a importância da tecnologia educacional

Assim como os recursos mencionados acima, os educadores também podem apostar na gamificação, que nada mais é do que propor jogos, gincanas e desafios que incentivem os alunos a se aprofundarem nos assuntos abordados. Dessa forma, além do engajamento, os jovens também aprendem a se relacionar de forma mais harmônica, criam o senso de autonomia e percebem que aprender pode ser divertido!

Interdisciplinaridade

Um dos métodos que mostram a importância da tecnologia educacional e não requer equipamentos, apenas a criatividade dos mestres, é a inclusão da interdisciplinaridade no processo de ensino.

Não é de hoje que provas importantes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cobram essa habilidade. A boa notícia é que somos capazes de alcançá-la por meio dos recursos já mencionados.

Com a lousa digital, os conteúdos multimídia podem fazer a interligação entre duas ou mais matérias. Por exemplo, em uma aula de geografia, expor também gráficos para uma interpretação matemática. Isso sem esquecer dos demais recursos que o design instrucional pode oferecer e a diversão ao incluir a interdisciplinaridade em campeonatos típicos da gamificação.

Não perca nada sobre a importância da tecnologia educacional

O nosso trabalho tem como base a importância da tecnologia educacional. Por isso, estamos sempre atentos às novidades dessa área.

Nas redes sociais, publicamos conteúdos a respeito do assunto e que podem ajudar a ter inspirações para aprimorar o seu modo de ensino cada vez mais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook! Esperamos você.

20 de fevereiro de 2024
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.