Você já percebeu que, para várias atividades do dia a dia, utiliza algum dispositivo eletrônico? Essas ferramentas se tornaram inerentes à nossa vida e, no momento de aprender, não seria diferente. Assim, surge a necessidade de investir em tecnologia educacional.
Os modernos recursos oferecem inúmeras possibilidades para enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem, promovendo uma educação mais interativa, envolvente e eficaz.
Afinal, nas salas de aula estão uma geração hiperconectada. 95% dos jovens brasileiros, de 9 a 17 anos usam a Internet regularmente, segundo a pesquisa TIC Kids Online Brasil, de 2023.
Vamos explorar o mundo dessas tecnologias educacionais? Veja neste material como elas podem ser aliadas de estudantes e educadores.
6 benefícios da tecnologia educacional no processo de aprendizado
A tecnologia educacional não é apenas uma forma de atualizar o ambiente escolar, mas sim uma ferramenta estratégica. Diferente dos métodos tradicionais, os recursos atuais permitem que os alunos interajam de maneira mais dinâmica com o conteúdo, o que resulta em uma maior retenção do conhecimento. Isso pode ser descrito nos seguintes pontos positivos:
1. Engajamento e motivação
A introdução de recursos tecnológicos nas salas de aula aumenta o engajamento dos alunos. Ferramentas como lousas digitais permitem que os professores apresentem o conteúdo de forma interativa, utilizando recursos multimídia, animações e vídeos.
Esse formato de aprendizagem torna o assunto mais atrativo e acessível, mantendo os alunos focados e motivados.
Por exemplo, com a Super Lousa TAW, os educadores conectam o quadro de projeção a um computador ou outro dispositivo. Assim, mostram e interagem com realidades virtuais, imagens em 3D, aplicativos educacionais, jogos e outros materiais que enriquecem a metodologia.
Os alunos ainda podem colaborar em tempo real, responder a questões de forma interativa e até mesmo visualizar conceitos complexos de forma mais clara.
2. Retenção de conhecimento
A utilização de tecnologia educacional contribui para a retenção do conhecimento. Isso ocorre porque as ferramentas digitais tornam o aprendizado mais diversificado, oferecendo recursos visuais, auditivos e até mesmo táteis, o que facilita a compreensão dos conceitos.
Com as lousas digitais, os professores podem criar atividades que desafiem os alunos a pensar criticamente e aplicar o que aprenderam em situações práticas, o que também promove o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
3. Aprendizagem personalizada com tecnologia educacional
Os recursos permitem que o ensino seja mais personalizado e adaptado às necessidades de cada aluno. Por exemplo, com plataformas de inteligência artificial que conseguem verificar o desenvolvimento do estudante e indicar novas atividades de acordo com o estágio de aprendizado.
Essa personalização faz com que cada aluno consiga progredir de maneira eficiente e constante, superando suas dificuldades e avançando de acordo com suas próprias capacidades.
4. Desenvolvimento de competências
Investir em tecnologia educacional não só melhora a retenção do conhecimento, mas também contribui para o desenvolvimento de competências importantes para a vida acadêmica e profissional dos alunos.
O aprendizado interativo auxilia na resolução de problemas e inovação. Com isso, favorece o desenvolvimento de competências sociais, como trabalho em grupo, respeito ao próximo e expressão de opiniões próprias.
5. Acesso a recursos e informações ampliadas
Não podemos nos esquecer da ampliação do acesso a uma infinidade de recursos e informações, o que permite aos alunos explorar tópicos de forma mais aprofundada e aprender de maneira mais autônoma.
As plataformas digitais oferecem uma grande variedade de materiais complementares, como vídeos, artigos, podcasts e exercícios interativos, que enriquecem o conteúdo abordado em sala de aula.
Uma possibilidade interessante é fazer passeios virtuais por museus de vários países, pontos históricos, galáxias ou até mesmo retornar ao passado.
Leia também: futuro das escolas – como será o ensino em 2030?
6. Acessibilidade e inclusão
Outro ponto positivo do investimento em tecnologia educacional é a acessibilidade e inclusão de alunos com deficiências ou dificuldades variadas para acompanhar o ensino.
Podemos citar os livros em áudio, transcrições de materiais, gravações das aulas (que ajudam nas revisões periódicas) e aplicativos que ajudam na concentração.
O uso de tecnologia educacional é uma realidade que veio para ficar
Investir em tecnologia educacional é uma escolha estratégica que já está presente em diversas instituições de ensino. Ao integrar essas ferramentas, como a lousa digital, os educadores têm a oportunidade de criar um ambiente de ensino mais colaborativo, personalizado e focado no desenvolvimento das competências dos alunos.
Vamos conversar mais sobre esse assunto e entender como a Super Lousa TAW faz parte das salas de aula modernas? Entre em contato com nossa equipe.