5 benefícios da gamificação na educação e como implementar

5 benefícios da gamificação na educação e como implementar

Aprendizado e diversão combinam! Isso fica claro com a tendência de gamificação na educação. Trata-se, basicamente, de usar jogos, gincanas e brincadeiras para deixar as aulas mais interessantes e estimular os alunos no processo de ensino.

Essa metodologia está cada vez mais forte, mas ela não é uma completa novidade. Um relatório da Meetari, empresa de pesquisa de mercado, estimou um crescimento de 15,4% da gamificação na educação nos últimos cinco anos.

Vamos entender mais sobre essa estratégia? Quais são os benefícios que proporcionam e como implementá-la? Continue lendo!

O que é gamificação?

O termo “gamificação” vem do inglês “games” e representa o uso de elementos e dinâmicas de jogos em contextos não relacionados a uma competição propriamente, como no ensino.

Essa abordagem busca engajar, motivar e criar experiências mais interativas para os alunos. Por exemplo, ao estipular pontos, níveis, recompensas, rankings e desafios em uma atividade. Enfim, a ideia é tornar o aprendizado mais divertido.

5 benefícios da gamificação na educação

É hora de conhecer as vantagens de apostar na gamificação na educação. Veja a seguir como essa tática atrai o interesse dos alunos e contribui para a fixação das informações aprendidas.

  1. Maior engajamento

A competição saudável e as recompensas motivam os jovens a se envolverem mais nas atividades. Afinal, quando eles são expostos a desafios e podem visualizar seu progresso em rankings ou pontuações, tendem a participar de forma mais ativa.

Isso sem esquecer de todo o aspecto lúdico que a gamificação na educação gera, despertando o interesse por disciplinas que poderiam ser vistas como “difíceis” ou “monótonas”.

Por exemplo, enquanto uma atividade com diversos cálculos matemáticos é encarada como algo complexo, uma olimpíada de matemática se torna mais divertida.

  1. Melhor fixação do conteúdo

A aprendizagem por meio de experiências interativas e repetitivas ajuda os alunos a consolidarem o conteúdo. Resolver quizzes e jogos educativos permite que conceitos sejam reforçados de maneira natural.

Os estudantes também se beneficiam ao receber feedback imediato, corrigindo erros e melhorando a compreensão de forma eficaz.

  1. Desenvolvimento de habilidades sociais

Muitas atividades que envolvem a gamificação na educação incentivam o trabalho em equipe e a colaboração. Ao participarem de desafios em grupo, os alunos aprendem a ouvir ideias, dividir tarefas e resolver conflitos.

Vale lembrar que essas são habilidades essenciais tanto no ambiente escolar quanto na vida pessoal e profissional. Tal interação também melhora o senso de comunidade na sala de aula.

  1. Aumento da autonomia com a gamificação na educação

Ao completar desafios e buscar soluções, os alunos aprendem a gerenciar seu tempo e responsabilidades. Isso porque a gamificação incentiva uma postura mais proativa, onde os jovens se tornam protagonistas do aprendizado. Essa autonomia contribui para o desenvolvimento de disciplina e organização, capacidades que terão impacto duradouro.

  1. Estímulo à criatividade

O “pensar fora da caixa” é um dos benefícios da gamificação, por estimular a superação de desafios e a criação de soluções inovadoras, habilidades que também são cada vez mais exigidas pelo mundo contemporâneo.

Os jogos frequentemente apresentam cenários que exigem resolução de problemas ou tomada de decisões rápidas, desenvolvendo o raciocínio criativo.

Como implementar a gamificação na educação?

Depois de conhecer tantos benefícios, fica difícil não querer implementar a gamificação na educação. Porém, como fazer isso? Entenda mais abaixo.

Defina objetivos claros

Determine quais são os objetivos educacionais que você deseja atingir com a gamificação. Por exemplo, melhorar a participação dos alunos ou aumentar as notas em uma disciplina específica.

Em seguida, escolha elementos de jogos adequados, de acordo com a matéria, assim como sistemas de pontos, desafios ou medalhas virtuais.

Aproveite os recursos da lousa digital para a gamificação na educação

A sua escola tem lousas digitais? Aproveite o que essas ferramentas têm a oferecer! Com elas, é possível apresentar e manusear conteúdos multimídia, que estão disponíveis em dispositivos como computadores ou tablets, na tela de projeção.

A nossa Super Lousa TAW, por exemplo, permite o uso de aplicativos educacionais e jogos, da mesma forma que vídeos, imagens em 3D, passeios virtuais, infográficos e muito mais. Educadores e alunos podem colocar a criatividade para trabalhar e se aprofundarem em um assunto.

Leia também: lousa digital – conexão interativa entre professores e alunos

Envolva os alunos no processo

A gamificação na educação tem ainda mais sucesso quando os estudantes percebem o valor dessa estratégia. Portanto, permita que eles participem do planejamento, escolhendo alguns dos desafios ou sugerindo prêmios.

Também avalie os resultados pedagógicos da atividade e note como os jovens reagiram a ela. Isso permite ajustar as dinâmicas quando necessário e melhorar a experiência.

Tudo pronto para colocar a gamificação na educação em prática?

Esperamos que este material tenha ajudado a compreender o que é, de fato, a gamificação na educação. Você percebeu que não é necessário grandes recursos ou estratégias. Basta criatividade.

Quer aprender mais sobre as técnicas e metodologias que aprimoram o ensino? Venha conferir nossas publicações nas redes sociais: Instagram e Facebook.

21 de fevereiro de 2025
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.