5 tendências tecnológicas para instituições de ensino

5 tendências tecnológicas para instituições de ensino

A nossa vida é rodeada de tendências tecnológicas. Utilizamos esses recursos para diversas atividades do dia a dia. Então, por que também não aplicá-los em benefício da educação?

As escolas já estão atentas às tecnologias que visam aprofundar o ensino, torná-lo mais atrativo aos jovens e acompanhar as necessidades que o mercado de trabalho e o meio acadêmico exigem.

Preparamos este material para mostrar as principais tendências tecnológicas que estão cada vez mais dentro das salas de aula. Continue lendo e descubra quais são elas.

As 5 tendências tecnológicas para levar à sua escola

Quando você pensa em tecnologia, logo vem à mente equipamentos inacessíveis, presentes apenas no Vale do Silício? Com a nossa lista, iremos mostrar que esses dispositivos são bastante viáveis para estarem na sua instituição de ensino.

1. Biblioteca e laboratório virtuais

Em nossas escolas estão jovens acostumados com o mundo digital. Então, nada mais natural do que oferecer bibliotecas que possam ser acessadas em qualquer lugar e momento. São os repositórios virtuais, que não reúnem apenas e-books, mas também conteúdos multimídia variados.

Acrescente a isso os laboratórios virtuais, que utilizam a realidade aumentada para simular um ambiente real. Assim, proporciona aos alunos a oportunidade de realizar diversas experiências, que poderiam não ser possíveis apenas em um cenário físico.

2. Realidade aumentada

Mencionamos essa tecnologia, mas ela precisa de um destaque especial. Afinal, a realidade aumentada permite uma ampla gama de metodologias educacionais, com a interação entre o mundo real e o virtual.

Dessa forma, os educadores podem levar os alunos para “passeios” em monumentos da humanidade, museus, galáxias e até outros momentos históricos. É só colocar a criatividade para trabalhar em prol do ensino.

3. Aulas de robótica entre as tendências tecnológicas

Você já ouviu falar na educação STEAM? Ela se baseia nas maiores demandas do mercado atual e futuro, ou seja, dos conhecimentos de engenharia, matemática, ciências, tecnologia e artes.

Em meio a isso, entram em cena as aulas de robótica, que incluem os ensinamentos a respeito dessas áreas e estimulam o interesse dos jovens por elas. Um estudo do Serviço Social da Indústria (SESI), com 2,5 mil estudantes, mostrou que essa disciplina promove uma melhoria de 6,4% no aprendizado de matemática, 5% em ciências humanas e 4,5% em linguagem.

Além disso, também proporciona o desenvolvimento da autonomia, interesse pela pesquisa, interação com os colegas e fortalecimento emocional.

Leia também: Tecnologia na sala de aula – ferramentas essenciais para todo professor

4. Chatbots

Os chatbots, os robôs de inteligência artificial, são tendências tecnológicas que fazem cada vez mais parte do nosso cotidiano e também podem ser utilizados na educação. Por exemplo, ao disponibilizá-los para que possam corrigir tarefas, fazer sugestões em redações e solucionar dúvidas simples.

Obviamente, eles não substituem os educadores. São apenas formas mais práticas para os alunos receberem informações menos complexas e ainda aprenderem como esse recurso funciona.

5. Lousa digital

Entre as tendências tecnológicas da educação, não pode ficar de fora a lousa digital, que permite a apresentação de conteúdos multimídia na tela, substituindo os analógicos quadros de giz ou pincel.

Com a nossa Super Lousa TAW, é possível conectar o quadro de projeção a um computador e transmitir os mais diversos materiais (online ou não): vídeos, imagens, gráficos, documentos, aplicativos e jogos. Além disso, há a opção de manuseá-los, como ao escrever sobre uma foto.

Isso sem esquecer da possibilidade de aproveitar na tela os diversos aplicativos educacionais que existem na web para diferentes matérias, com alguns sendo até mesmo gratuitos. Os educadores podem colocar o uso dessas tecnologias em prática e aprimorar ainda mais o ensino.

Também pode-se interagir com os textos, similar ao que é feito em um smartphone ou tablet. Os mestres e alunos conseguem grifar palavras, aumentá-las, mudar as cores e muito mais.

Com esses recursos, o processo de aprendizagem se torna mais aprofundado, atrativo e até mesmo divertido, por meio do uso de metodologias inovadoras que promovem o engajamento dos estudantes, assim como oferecem o estímulo à autonomia e interesse pela pesquisa.

Como escolher as tendências tecnológicas a serem usadas?

Com tantos exemplos interessantes de tendências tecnológicas, pode ficar difícil escolher o que implantar primeiro. Uma maneira é optar por um recurso que possa ser usado em várias disciplinas, como a lousa digital. Das matérias de exatas, passando pelas biológicas até as de humanas, os educadores conseguem aproveitar as possibilidades do equipamento.

Caso você queira saber mais sobre essa tecnologia e outras novidades educacionais, venha nos seguir em nossas redes sociais. Sempre abordamos assuntos que fazem parte do mundo da educação. Estamos no Instagram, Facebook e Youtube.

21 de outubro de 2024
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.