A sua ideia de escola ainda envolve filas de carteiras e alunos sentados apenas escutando passivamente o que os mestres falam? Essa já não é mais uma realidade em várias instituições, porque a lousa digital para uma sala interativa se mostra cada vez mais benéfica.
Promover a interatividade também é estimular a curiosidade, a autonomia e o aprofundamento nos estudos. Felizmente, para ajudar em todas essas missões, as lousas digitais se tornaram grandes aliadas.
Quer saber como isso é possível? É o que iremos mostrar neste material. Continue lendo e veja como a tecnologia educacional é capaz de revolucionar para melhor as estratégias de ensino.
Aprendizado dinâmico com a lousa digital para uma sala interativa
Para aprender um conteúdo, é preciso revisar, refletir e colocar em prática o assunto. Trata-se, portanto, de um processo dinâmico, em que os alunos devem ser os protagonistas.
A sala interativa, por meio do uso de lousa digital, promove esse redirecionamento do ensino, deixando de ser algo monótono e até mesmo considerado “chato” pelos alunos, para algo que gere vontade de aprender.
Essa dinamicidade é conquistada por meio de alguns princípios, que revelaremos a seguir. Confira.
Autonomia desde os primeiros anos escolares
Um dos principais pilares da sala interativa, que promove benefícios aos alunos a longo prazo, é a autonomia. Isso significa ensiná-los a buscar formas de ampliar seus conhecimentos e resolver os problemas que aparecem.
Com a Super Lousa TAW, os educadores podem propor desafios para serem resolvidos na tela de forma lúdica. Afinal, é possível escrever e desenhar confortavelmente na ferramenta, por meio da caneta óptica, aproveitando os recursos de grifar e colorir as palavras.
Além disso, com a conexão entre a Super Lousa TAW e um computador, os jovens aprendem a usar softwares e fazer pesquisas em sites confiáveis, como o Google Acadêmico.
Essas estratégias podem ser aplicadas desde os primeiros anos escolares, para que, já na infância, os estudantes saibam que possuem responsabilidade na conquista do conhecimento.
Aprofundamento dos conteúdos
A interatividade também está presente nas formas como as matérias são apresentadas. Por isso, é necessário buscar maneiras criativas de aprofundar os assuntos. A Super Lousa TAW ajuda com essa tarefa.
Como mencionamos no tópico anterior, a nossa lousa digital para uma sala interativa permite a conexão entre o quadro e um computador. Assim, os educadores podem transmitir e manipular conteúdos multimídia, como imagens, vídeos, gráficos, jogos, aplicativos e documentos diversos.
Dessa forma, os alunos percebem como um tema pode ter impactos amplos. Isso ainda estimula estudos extras. Por exemplo, em uma aula sobre biomas, apresentar vídeos de como as mudanças climáticas afetam a natureza local e incentivar os jovens a perceber na prática as consequências dessas alterações.
Trabalho em conjunto na sala interativa
Conseguir trabalhar em equipe é uma habilidade desejada no mercado de trabalho. Essa competência surge na escola e a sala de aula interativa contribui para esse tipo de desenvolvimento interpessoal.
Por meio das atividades propostas na lousa digital para uma sala interativa, os mestres conseguem incentivar os alunos na troca de ideias, projetos em conjunto e debates, mostrando o quanto o respeito com as opiniões do outro é importante.
Os jogos e gincanas são sugestões válidas para esses momentos. Além do aprendizado intrínseco das brincadeiras, as crianças e adolescentes se divertem e ficam mais interessadas nas aulas.
Feedbacks rápidos e assertivos
Em meio às atividades na sala interativa, os educadores ganham maior “visão” do desempenho dos alunos. A análise do desenvolvimento deixa de ser apenas nas respostas de uma prova, para também entender como a criança ou o adolescente percebe um assunto no dia a dia e lida com os colegas.
Isso permite mudanças rápidas na estratégia do ensino, a fim de evitar danos futuros e solucionar dificuldades pontuais que aparecerem.
Leia também: Como vencer a resistência de usar tecnologia nas salas de aula
Interatividade também promove autoestima
Quando os alunos percebem que conseguem pesquisar, aprender e ganhar conhecimento de forma independente, também há uma melhora na autoestima deles. Eles se sentem capazes de seguir adiante nos estudos.
Em meio a isso, devemos nos lembrar da luta contra a evasão escolar e como a experiência ofertada na sala de aula pode manter o engajamento dos jovens com o aprendizado. Afinal, o cenário brasileiro ainda é crítico: são 8,8 milhões de pessoas, entre 18 e 29 anos, sem a conclusão do ensino médio, segundo o Ministério da Educação.
Super Lousa TAW e sala interativa: venha conhecer mais!
Após perceber o quanto a sala interativa impacta positivamente no ensino, vale a pena conhecer mais sobre a nossa ferramenta, a Super Lousa TAW.
Como você viu, ela permite o uso de conteúdos multimídia, atividades lúdicas, interações na tela, uso de aplicativos e muito mais. Tudo isso com equipamentos de manuseio intuitivo, como o quadro de projeção e a caneta que permite a escrita e o manejo dos arquivos.
Assim, os educadores têm em mãos a possibilidade de colocar em prática as metodologias mais adequadas às suas turmas e ver como o processo de ensino se aprimora. Então, aproveite e venha conversar com nossa equipe sobre os detalhes da Super Lousa TAW. Entre em contato e solucione qualquer dúvida.