A evolução do mundo virtual, o fácil acesso aos dispositivos conectados à internet e uma geração imersa em múltiplas fontes de informação faz com que, já há algum tempo, tecnologia e educação sejam aliadas para o desenvolvimento dos estudantes.
Afinal, para prender a atenção e fazer os alunos sentirem interesse pelo conteúdo que está sendo apresentado, é necessário oferecer recursos que integrem disciplinas exatas e humanas com a realidade das crianças e jovens que estão nas salas de aula.
Imagine um professor de geografia em uma aula sobre clima e vegetação. Antigamente, um livro com algumas fotos e um mapa estático eram suficientes, agora, é possível ministrar uma aula apresentando um vídeo que mostra a dimensão de um determinado terreno, as características das plantas e flores de cada local, como se formam as nuvens e uma infinidade de demonstrações, quase palpáveis, para explicar um conceito.
Todavia, a falta de interesse dos alunos por aulas maçantes e pouco produtivas não é culpa das crianças, tampouco dos educadores. É fruto do desenvolvimento tecnológico e de como consumimos informação atualmente, o que exige, cada dia mais, que as escolas se adaptem a essa nova realidade.
Porém, como utilizar a tecnologia a favor da educação, de forma que deixe os alunos mais engajados na aula? É isso o que vamos te mostrar. Continue lendo!
3 recursos para unir tecnologia e educação
Quando o assunto é tecnologia, até parece que é difícil implantá-la no dia a dia de uma instituição de ensino, mas não é bem assim. Veja como a equipe pedagógica pode encontrar soluções simples.
Uso de conteúdos multimídia
O exemplo que citamos no início deste material, da aula de geografia, representa a importância do uso de conteúdos multimídia, a fim de deixar os alunos mais interessados no assunto abordado.
Portanto, é benéfico utilizar vídeos, imagens, gráficos, jogos, aplicativos e vários outros recursos durante a aula. Isso é possível com a lousa digital, em que o mestre pode transmitir na tela os arquivos que estão em um computador.
Gamificação
A gamificação é o uso de jogos e recompensas no processo de aprendizado. Isso tem poder de fazer com que os jovens encarem a aula como um momento divertido e as ações lúdicas também contribuem para o reforço do conteúdo na mente.
Interatividade como resultado da união de tecnologia e educação
Vivemos em um mundo interativo, pois conseguimos nos conectar com pessoas do mundo inteiro em segundos, assim como obter as respostas que precisamos com pesquisas práticas no Google.
Então, a interatividade também deve estar presente na sala de aula e, com os conteúdos multimídia que mencionamos anteriormente, é possível fazer isso.
Por exemplo: preparar uma gincana em que os alunos precisam cumprir alguns desafios em um aplicativo educacional.
Como colocar em prática?
Você deve estar se perguntando como dar o primeiro passo para colocar em prática os recursos que listamos. Saiba que o nome da plataforma que irá te auxiliar é: Super Lousa TAW, a nossa lousa digital.
É o que há de mais moderno no segmento, com uma tecnologia considerada de terceira geração, por integrar a praticidade do quadro branco com os recursos de uma lousa digital de grande dimensão.
O sistema funciona por meio de um projetor conectado a um computador, com a ajuda do software TAW e da caneta óptica. Dessa maneira, é possível interagir sobre as imagens, vídeos ou gráficos projetados, além de poder escrever como em uma lousa tradicional, o que promove conforto aos educadores.
Prática, rápida e funcional
A instalação da Super Lousa TAW é prática e rápida, pois a tela é produzida em um material plástico de alta tecnologia e durabilidade, com adesivo permanente. Você escolhe a parede ou o quadro onde pretende projetar a imagem e instala a tela, que também pode ser usada como uma lousa branca.
Depois de ajustado o projetor e instalado o software TAW, tudo está pronto para ser usado!
Quem já aderiu à tecnologia nas salas de aula
A Super Lousa TAW está presente em escolas e instituições espalhadas por todo o Brasil. Confira alguns de nossos parceiros:
– Governo de Santa Catarina;
– Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu;
– Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPQ (FAPESC);
– Município de Curitibanos;
– Município de Itapema;
– Fundo de Melhoria da Polícia Militar;
– Município do Rio do Sul;
– Município de Videira;
– Fundação Universidade do Estado de SC (UDESC Ibirama);
– Município de Timbó;
– Município de Arroio Trinta;
– Governo do Paraná;
– Município de Tangará;
– Município de Criciúma.
Tecnologia e educação: quer entender mais sobre essa união?
Com todos os recursos disponibilizados pela Super Lousa TAW, fica claro que somos entusiastas na união de tecnologia e educação.
Por isso, sempre publicamos materiais sobre o assunto em nossas redes sociais. Caso você queira ampliar o seus conhecimentos, venha nos seguir no Instagram e no Facebook.