Nada pode parar no tempo, nem mesmo as formas de educação. Afinal, por que manter maneiras antiquadas de repassar os conteúdos quando os alunos têm outras necessidades atualmente? É por isso que a lousa digital nas escolas tem sido um dos principais investimentos.
De início, pode parecer uma mudança simples trocar o antigo quadro analógico por um que possa transmitir materiais digitalizados. Todavia, os benefícios são muito mais profundos e capazes de revolucionar as metodologias utilizadas e, até mesmo, a adesão dos alunos à vontade de estudar, entre diversos outros pontos positivos que quem já optou pela Super Lousa TAW consegue usufruir.
Por isso, criamos este material para explicar mais sobre o que uma instituição de ensino ganha ao fazer este investimento. Confira!
5 benefícios ao ter lousa digital nas escolas
Podemos descrever uma lista imensa das vantagens de ter uma lousa digital nas salas de aula. Todavia, alguns pontos se destacam pelos benefícios que geram aos educadores e também aos estudantes.
1 – Possibilidade de inovar nas metodologias
Com a lousa digital nas escolas, os mestres podem colocar a criatividade para trabalhar e criar vários tipos de metodologias para repassar os conteúdos. Isso porque, além dos textos tradicionais escritos nos quadros analógicos, também pode-se transmitir vídeos, imagens, jogos, documentos, aplicativos educativos e muito mais. Tudo isso por meio da conexão da lousa digital com um computador.
Leia também: 6 dicas para ensinar com lousa digital
2 – Maior engajamento dos alunos
Quando os jovens percebem que é possível ir além do que é básico para aprender, explorando conteúdos multimídia e aprofundando os conhecimentos, eles se tornam mais engajados à escola. Afinal, estamos lidando com crianças e adolescentes que sempre viveram hiperconectados, como a geração Alpha, nascida a partir do ano de 2010.
Assim, há o risco deles ficarem entediados quando a forma de transmitir o conteúdo não promove interação. Portanto, usar a lousa digital nas escolas é uma técnica para mostrar o quanto aprender pode ser divertido!
3 – Fica mais simples gerar a interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é uma habilidade cada vez mais exigida dos alunos, inclusive no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em que, na prova de biologia, por exemplo, é preciso realizar alguns cálculos matemáticos. Dessa forma, ao investir em lousa digital nas escolas, os educadores ganham a capacidade de realizar a ligação entre as matérias no cotidiano das aulas. Assim, os estudantes chegarão ainda mais preparados para a prova do Enem e também para os diversos desafios da vida.
4 – Ter lousa digital nas escolas também é otimizar o tempo
Quem nunca precisou sair da sala de aula para assistir a um vídeo em outro ambiente? Ou se deslocar até o laboratório de informática para que o mestre apresente outros materiais relacionados ao assunto?
Os alunos até podem gostar desses momentos de “passeio”, mas gastam minutos preciosos da aula. Já ao utilizar a lousa digital, o tempo é otimizado, pois os materiais, em seus diversos formatos, podem ser apresentados na tela.
Leia também: Tendência na educação – sala de aula moderna
5 – Conectar a teoria com o que acontece no mundo
Outra tática para deixar os jovens mais interessados no conteúdo é mostrar como aquilo que está nos livros impacta a “vida real”. Por exemplo, quando o assunto são as mudanças climáticas, além de explicar sobre gases de efeito estufa e questões técnicas, também é possível mostrar vídeos que apresentam casos reais de alterações no clima, assim como aprofundar na geopolítica, apresentando discursos de líderes mundiais em eventos da área.
No momento de escolher a lousa digital para escolas, opte pela TAW
Depois de conhecer todos esses benefícios obtidos quando há lousa digital nas escolas, apostamos que você já deseja obter essas ferramentas, não é mesmo? Então, saiba que uma ótima opção é a Super Lousa TAW.
Isso porque o nosso kit é completo, formado por um quadro de projeção, estojo com caneta óptica e o software TAW. Todos são portáteis, o que promove mais praticidade para o dia a dia.
Para usar essa inovação, a instituição de ensino precisa ter apenas um projetor (preferencialmente com saída HDMI) e computador com sistema operacional Microsoft Windows (XP ou superior) ou Linux, além de porta USB, memória de 4GB e processador Pentium. Enfim, são equipamentos simples e que já estão acessíveis em várias escolas.
Tudo isso sem esquecer da garantia de três anos e do auxílio de nossos especialistas, caso os educadores precisem de ajuda para colocar o uso em prática. Você pode conferir mais detalhes no nosso site.
Aprenda mais sobre a implantação de lousa digital nas escolas e outras inovações!
Gostou de conhecer como a lousa digital nas escolas melhora o dia dos educadores e dos alunos? Você pode ficar por dentro de várias outras inovações no ensino com os conteúdos que publicamos em nossas redes sociais. Venha nos seguir no Instagram e Facebook para conferir mais materiais. Qualquer dúvida, estamos à disposição!