Não é segredo para ninguém que fazer com que as crianças fiquem atentas às aulas é um grande desafio. Porém, as tecnologias ajudam os educadores nessa missão e uma importante aliada é a lousa digital.
A educadora que trabalha com os anos escolares iniciais, Sabrina Alves Lourenço, conhece bem esse cenário. Ela nos contou como o uso de ferramentas eletrônicas se tornou fundamental para o ensino na atualidade. O grande “empurrão” para isso foi a pandemia de Covid-19, que fez com que as aulas se tornassem digitais para que os jovens não tivessem tantos prejuízos educacionais.
“Foi uma mudança muito grande. Até pouco tempo atrás, nós não tínhamos nem computadores na escola e, agora, os alunos têm o acesso diário à tecnologia”, afirmou ela, em referência à lousa digital. Afinal, a cidade em que Sabrina leciona, Timbó (SC), investiu em 130 Super Lousas TAW e as distribuiu em 18 unidades de ensino infantil e fundamental.
Quer conhecer mais sobre essa história e ver como as crianças estão aproveitando a tecnologia em sala de aula? Continue a leitura!
Antes de tudo, entenda como funciona a Super Lousa TAW
A revolução nas salas de aula de Timbó se deu pelas possibilidades oferecidas pela nossa Super Lousa TAW. Ela é formada por um quadro de projeção, caneta óptica, estojo receptor de dados e software TAW.
Apenas com essas ferramentas, o educador consegue fazer a conexão de conteúdos multimídia que estão em computadores (estejam eles disponíveis on-line ou não) e transmiti-los na tela. Portanto, as possibilidades são várias para incrementar a metodologia da aula. É possível utilizar imagens, desenhos, gráficos, vídeos, jogos, aplicativos e muito mais. Imagine, então, o quanto a matéria pode ficar lúdica para chamar a atenção das crianças.
Além disso, o mestre consegue escrever na tela como em escrita analógica normal, o que promove conforto. Todavia, há ainda o benefício de colorir as palavras e grifá-las, assim como utilizar os demais programas instalados no computador, como Excel, Word e outros.
Mais um ponto positivo é o recurso de salvar as aulas, o que deixa o dia a dia do educador mais prático, principalmente quando é necessário apresentar o mesmo conteúdo para várias turmas.
Educadores e lousa digital deixando as aulas mais divertidas
Os recursos da Super Lousa TAW que citamos contribuem com o dia a dia de Sabrina Alves, como ela nos contou. “Antigamente, eu queria fazer um desenho e não ficava bom. Quando um tinha um projetor, a imagem era direcionada para uma tela branca, mas também não ficava bom. Já com a lousa, você projeta e fica perfeito, além de conseguir diminuir e aumentar, trabalhando cada parte daquela imagem”.
O resultado disso? Crianças muito empolgadas! A educadora relatou que elas adoram ir até à lousa digital para escrever uma palavra ou solucionar uma conta matemática.
Com cenas assim, o coração da mestre se enche de orgulho. “Eu fico realizada quando vejo as vitórias dos alunos, cada coisa que eles conseguem conquistar, quando começam a perceber os sons das letras, a ler uma nova palavra, a interpretar o que leem e criar uma autonomia que irão utilizar no dia a dia”, afirmou ela.
Leia também: 5 benefícios do uso de tecnologia na educação
A animação das crianças tem motivo
Toda a vontade de interagir com a lousa digital, como nos contou Sabrina, tem um motivo: essas crianças já nasceram hiperconectadas. Estamos falando da Geração Alpha, nascida a partir de 2010. Desde sempre elas lidam com telas, smartphones, Internet, redes sociais, conexão rápida, produtos com Internet das Coisas e tudo o que o mundo digital oferece.
Assim, nada mais natural do que levar a tecnologia também para a escola, onde esses pequenos passam grande parte de seus dias. Contudo, cabe a nós, os adultos, mostrar a eles como utilizar as ferramentas de uma boa maneira, contribuindo com o aprendizado. É dessa forma que a lousa digital entra em ação.
Você quer conhecer mais detalhes da nossa lousa digital?
Depois de ler este texto, você deve ter ficado com vontade de conhecer mais sobre a lousa digital que tanto revoluciona as salas de aula, certo? Então, convidamos a conversar com nossos consultores para solucionar qualquer dúvida e ficar por dentro de todos os detalhes.
Para isso, basta entrar em contato pelos nossos canais de atendimento. Estamos à disposição!