Você acredita que a educação é imutável? Realmente, a responsabilidade e a dedicação que os profissionais da área possuem não devem mudar nunca. Porém, a vida que levamos hoje é bem diferente de décadas passadas, certo? É com essa simples análise que notamos o quanto é preciso investir em tecnologia para as salas de aula.
Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o assunto? Leia este material que preparamos!
Investir em tecnologia é o que os alunos querem (e precisam)
Em 1970, por exemplo, seria impensável utilizar aplicativos pedagógicos que mostrassem as partes do corpo humano de maneira realística durante as aulas de ciência. Hoje, isso é possível e podemos aproveitar inovações assim!
Infelizmente, ainda vemos certo preconceito com o investimento em tecnologia para a área da educação. No entanto, temos que nos lembrar que, quando esses mecanismos são utilizados adequadamente, eles só têm a contribuir com as metodologias de ensino.
Ainda bem que muitos educadores já entendem isso. De acordo com uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, 76% dos mestres buscaram recursos tecnológicos para o processo de aprendizagem de seus alunos.
No entanto, ainda estamos dando os primeiros passos. O Censo Escolar de 2020, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), informa que 85% das escolas particulares de educação infantil possuem acesso à Internet banda larga. Para a rede pública, esse número cai para 52,7%.
A geração que já nasceu conectada
As crianças e pré-adolescentes que estão em nossas salas de aula pertencem à geração Alpha. Você já ouviu falar dela? São os nascidos a partir de 2010, que têm a hiperconectividade como característica. Isto é, eles já nasceram com a Internet popularizada e a usam para várias tarefas do dia a dia.
Lembra quando falávamos que iríamos “entrar na Internet”? Esses jovens estão constantemente nela.
Portanto, fazer com que a escola seja completamente livre do mundo digital é algo impossível. Eles estarão com seus celulares em mãos e precisamos ajudá-los para que usem esses aparelhos de forma adequada.
Com isso, investir em tecnologia será o meio de integrar a conexão intrínseca da geração Alpha ao aprendizado.
Como a Taw contribui com esse novo cenário da educação
A TAW surgiu a partir da ideia de promover uma revolução na sala de aula. A partir disso, a Super Lousa TAW veio para substituir a lousa tradicional por uma solução que proporcionasse um maior aproveitamento das aulas.
Assim, são muitas as possibilidades de materiais e conteúdos que os professores conseguem apresentar aos seus alunos! Por exemplo: projetar vídeos, imagens, gráficos, jogos, aplicativos e qualquer outro material interativo através da Internet.
A Super Lousa TAW pode ser fixada no local do quadro antigo, adaptando-se ao tamanho ou chegando até 5 metros. Além disso, o kit acompanha o software TAW e o estojo com caneta ótica.
Com esses materiais, os educadores conseguem manejar a ferramenta de forma simples e inovar nos métodos de ensino. Outra parte boa dos nossos produtos é que a escola precisa ter apenas um projetor multimídia (com entrada HDMI) e computador com sistema operacional Windows XP ou mais recente para cada lousa.
Leia também: Educação 4.0 – o novo conceito de ensino
Investir em tecnologia é fazer com que o aluno se engaje no aprendizado
Quando a aula é dinâmica, o aluno se sente mais interessado pelo conhecimento que está sendo transmitido.
Essa é a “magia” que acontece quando se começa a investir em tecnologia em prol a educação — através dessa conectividade, os jovens se tornam os protagonistas em busca do aprendizado.
Agora, um exemplo simples: quando o educador projeta um gráfico na lousa digital, ele pode estimular as crianças e adolescentes a analisarem os dados expostos e o que significam para um determinado contexto.
Dessa maneira, os estudantes não ficam apenas ouvindo uma explicação. Eles vão procurar a explicação!
Participe da missão de investir em tecnologia
Além de alavancar sua carreira, você está fazendo parte de uma importante revolução na educação!
Afinal, nomes de peso na educação já confiam na TAW. Somos parceiros do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, da APAE, da UNOESC, do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José e muitos outros ao redor do Brasil.
Você pode participar dessa incrível missão de revolucionar a educação brasileira ao se tornar um revendedor da Super Lousa TAW. Entre em contato com a nossa equipe e conheça todos os detalhes.
Caso tenha restado alguma dúvida, também mande a sua pergunta e nós vamos te ajudar em tudo o que for necessário.