Quadros de giz cheios de textos e alunos sentados um atrás do outro apenas anotando o que foi escrito: era assim o cenário da educação até alguns anos atrás. No entanto, será que as crianças de hoje, que já nasceram com um dispositivo móvel na mão, conseguem se interessar por um aprendizado nesse formato? É com esse questionamento que surge a ideia da educação interativa.
Trata-se de uma metodologia em que coloca o aluno no centro do aprendizado, onde ele vai ativamente em busca do conhecimento. Essa foi a estratégia que a Prefeitura de Timbó, em Santa Catarina, decidiu investir com o auxílio das lousas digitais da TAW.
Desde o começo de 2022, professores e alunos da rede pública de educação do município estão aproveitando as 126 lousas adquiridas! Quer ver os resultados dessa aposta bem segura na inovação? Acompanhe este material que preparamos!
Educação interativa em Timbó
A Secretaria de Educação de Timbó percebeu que, para manter a garotada da geração Z engajada com os estudos, era preciso ir além do básico — aquele modelo de ensino que já é feito há décadas, muito antes da Internet existir.
Por isso, escolheram a TAW, uma vez que essas super lousas são a base para essa maior interação entre professores, alunos e matéria ensinada.
As lousas substituíram os quadros brancos, onde as super lousas foram adaptadas aos computadores e projetores que as escolas já possuíam. Assim, o projeto também se tornou economicamente sustentável.
Isso sem contar em como as aulas ficaram mais interessantes, com a possibilidade dos professores acessarem diversos conteúdos online para incrementarem suas explicações.
Enfim, foi o término da época de apenas textos nos quadros! Agora, imagens, gráficos, vídeos e animações contribuem com o aprendizado e evolução das crianças.
Como funciona?
As super lousas TAW chegam em kits. Eles são formados por um quadro de projeção, que pode atingir o tamanho da estrutura já instalada na sala ou até 6 metros de comprimento!
Também está incluso o software próprio da TAW, que auxilia na integração entre o físico (o quadro) e os materiais digitais. Não podemos esquecer ainda do estojo com caneta e receptor de dados.
Para o bom uso, é importante que a instituição de ensino possua projetores multimídias, com conexões HDMI, além de computadores, de preferência, com sistema operacional superior ao Windows XP.
Educação interativa é ver o que está sendo ensinado
Sabemos que algumas pessoas ainda se questionam acerca da necessidade de mudar as metodologias de ensino. Contudo, não se trata de transformar completamente e, sim, evoluir.
As expertises dos professores continuarão essenciais, mas eles terão o auxílio do mundo digital para repassar o conhecimento. E claro, fazer com que os alunos possam visualizar melhor o conteúdo.
Por exemplo: fica muito mais interessante aprender sobre protozoários vendo imagens e vídeos disponíveis da Internet do que apenas uma descrição feita no quadro.
Com a super lousa TAW, os professores usufruem desses recursos sem a necessidade de levar as crianças a um laboratório ou a uma sala de vídeo. Tudo pode ser feito de forma natural e prática.
Além disso, a lousa permite rolar os conteúdos para cima ou para baixo, o que torna o uso mais confortável, sem a necessidade de se esforçar para alcançar as partes mais altas.
Outro benefício é a opção de gravar as aulas, salvar os materiais em PDF e encaminhar para os alunos que faltaram à escola, algo bastante útil nessa época de pandemia, em pode existir a necessidade de se ausentar da escola por determinados períodos.
Leia também: 10 dicas para ensinar usando uma lousa digital
Timbó já viu o reconhecimento por implantar essa inovação
O empenho dos professores de Timbó, que utilizam bem as nossas lousas digitais, já mostrou resultados: em setembro de 2022, saíram os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e o município teve as melhores notas no ensino fundamental do Vale Europeu (região de Santa Catarina).
Para Timbó e além
Queremos que conquistas como essa se disseminem por mais cidades brasileiras e estamos trabalhando para isso. Já somos parceiros dos municípios de Curitibanos, Celso Ramos, Videira, além do Governo Estadual de Santa Catarina e do grupo Objetivo.
Quer saber mais sobre como as lousas TAW contribuem com a educação interativa?
Você está pensando em implantar o projeto de educação interativa na sua escola ou rede de ensino? Acha que as nossas lousas digitais podem ajudar?
Venha conversar, vamos explicar todos os detalhes sobre as lousas digitais. Entre em contato pelo site.
Também venha nos seguir nas redes sociais para receber ainda mais informações. Estamos no Instagram e no Facebook.