Blog

15/01

Como melhorar a retenção de alunos com ferramentas digitais

Está cada vez mais difícil para professores e instituições de ensino manter seus alunos conectados de forma estável ao aprendizado e à própria escola em si. Essa nova geração, que se desenvolveu em meio à revolução digital, é exigente e bem peculiar com suas preferência. Gostam da informação rápida e objetiva.

Para atender a esse novo público com total eficácia, é preciso investir em algo compatível com eles e que seja de desejo deles. Nesse momento, algumas ferramentas digitais podem ser grandes aliadas para ajudar a reter esses alunos.

Há alguns anos, ferramentas digitais vêm sendo usadas para fins pedagógicos. O aumento do uso de dispositivos móveis, como celulares e tablets, fizeram com que a indústria da tecnologia voltasse seus olhos para formas inusitadas de ensinar diferentes conteúdos usando de aplicativos e plataformas. As novas tecnologias para educação vieram para agregar e tornar a aprendizagem mais ampla para professores e alunos, que deixam de estar limitados às quatro paredes de sala de aula.

Uma instituição de ensino que sabe usar a tecnologia como aliada sempre estará um passo a frente de seus concorrentes. Por isso, para ajudar você, listamos algumas ferramentas digitais que podem ser úteis no momento da aprendizagem dos alunos.

Como melhorar a retenção de alunos com ferramentas digitais

Lousa Digital
Um instrumento que já é usado por grandes instituições de ensino, a lousa digital simplifica muito a forma de acesso ao conteúdo pelo professor e a interação com a turma. Os alunos se sentirão mais interessados e motivados durante as aulas com o uso da lousa digital. Além de inovar, ela é de fácil manuseio para os professores, pois já se adequa aos padrões das tecnologias utilizadas por eles. Anote, grave, abra vídeos e imagens, apresentações de slides e outros utilizando dessa ferramenta. Aos que procuram por essa solução incrível, vale acessar o site da Tawboard.

Tablets
Os tablets são dispositivos móveis que dão fácil acesso a internet e a qualquer conteúdo que esteja disponível nela. Muitos aplicativos de educação podem ser utilizados nele. É interessante que o professor tenha como aliada essa ferramenta e a utilize de acordo com seu segmento. Boa parte dos alunos já domina essa tecnologia, o que evitaria do professor desperdiçar tempo explicando sobre o dispositivo. Eles também são ótimos para leitura de textos em PDF e para a reprodução de vídeos.

Ensino a Distância
A Educação a Distância já é aplicada por grandes faculdades em todo o mundo. Professores utilizam vídeos e conteúdos interativos. A educação a distância tem a mesma eficácia que a educação presencial, tanto que muitos cursos aderiram sem preconceitos. Basta conectar alunos e professores utilizando um computador com acesso à internet. Também é possível utilizar as vároas ferramentas que internet propicia para tornar melhor a experiência do aluno.

Google Driver
Um espaço onde a professor pode disponibilizar documentos de interesse dos alunos. PDF, áudios, vídeos, imagens e outros. Além de poder ser utilizado de forma gratuita, ele oferece um espaço de armazenamento organizado e preparado para receber grupos e compartilhamentos.

Grupos no Facebook
Os grupos de Facebook já vem sendo utilizados por grandes faculdades para discussões e planejamento de trabalhos entre os próprios alunos. Os grupos são ferramentas excelentes, pois podem ser editados para que somente as pessoas que estão neles possam ver os conteúdos. Outro ponto positivo é que eles estão na maior rede social do mundo, onde a maioria dos alunos também estão.

YouTube
O YouTube conta com um acervo gigantesco de vídeos, disponibilizados para serem usados como o fim que o usurário quiser. Então, que tal usar um vídeo interessante dessa ferramenta ao invés de explicar durante cinco aulas sobre a Segunda Guerra Mundial? Seus alunos certamente irão gostar muito da forma diferenciada de aprender o conteúdo.

Essas são apenas algumas das possibilidades que a internet nos oferece. Cada instituição deve pesquisar e definir qual é a melhor forma de usar a ferramenta digital ao seu favor.

A forma diferenciada de usar a tecnologia fará com que seus alunos vejam a aula não como algo convencional e sem atrativos. É importante ter empatia e criatividade para saber o que seu público deseja de sua escola.

Você já utiliza essas ferramentas? Quais? Que outras costuma utilizar? Deixe o seu comentário!


WhatsApp