5 tendências de tecnologia na educação

5 tendências de tecnologia na educação

A tecnologia tem tido um enorme impacto sobre o sistema de ensino em todo o mundo, transformando a forma como os alunos aprendem, compartilham e coletam informações. Porém, em meio a tantas novidades, os profissionais da área podem ficar confusos sobre quais são as tendências de tecnologia na educação.

Além disso, como utilizar os recursos que já são comuns, mas de forma inovadora para deixar as aulas mais interessantes aos jovens alunos? Confira neste material que preparamos para você ficar por dentro do que há de novo e que é benéfico no mundo das tecnologias para salas de aula.

No que investir entre as tendências de tecnologia na educação?

Caso você esteja procurando alguma ferramenta ou conduta que realmente seja interessante para levar à sua instituição de ensino, fique atento às cinco sugestões que vamos listar abaixo:

  1. Aulas de robótica e TI

No mundo em que a inteligência artificial evolui cada vez mais, é impossível deixar de fora do currículo escolar as aulas de robótica e tecnologia da informação (TI). Nunca é cedo demais para inserir esses conhecimentos no dia a dia dos alunos, sejam eles de ensino fundamental ou médio. Com o investimento tanto em equipamentos, quanto em mestres da área, é possível despertar o talento dos jovens e prepará-los para o mercado de trabalho que será ainda mais exigente no futuro.

  1. Lousas digitais para deixar as aulas mais interativas

Unindo mobilidade e audiovisual, a tecnologia interativa para a sala de aula é uma das tendências que mais crescem na educação e oferece um enorme potencial para melhorar o processo de aprendizagem. O exemplo clássico disso é a lousa digital, ou seja, uma tela em que é possível transmitir diversos conteúdos multimídia. Que estão disponíveis no computador, seja de forma on-line ou não.

Assim, os educadores podem colocar a criatividade para trabalhar e inovar nas metodologias, utilizando vídeos, gráficos, imagens, animações, aplicativos, jogos, desenhos e muito mais. Tudo isso com o objetivo de aprofundar o conteúdo ensinado e deixar os alunos encantados com tantas possibilidades de aprendizado e aplicação da matéria.

A Super Lousa TAW

Como exemplo de lousa digital, apresentamos a nossa Super Lousa TAW. Ela é composta por um kit que possui o quadro de projeção, a caneta óptica, o estojo receptor de dados e o software TAW. Com apenas esses instrumentos, já é possível deixar as aulas mais interativas. Por meio dos conteúdos multimídia e dos recursos que a própria tela oferece, como grifar e mudar as cores das palavras.

  1. Realidade virtual entre as tendências de tecnologia na educação

A realidade virtual é a tecnologia que oferece ambientes gerados digitalmente, seja por filmagens tradicionais ou pela criação do design gráfico, que tem o objetivo de fazer com que a pessoa se sinta inserida naquele meio. Geralmente, são usados óculos especiais para isso. Essa tendência também pode entrar nas salas de aula e fazer os alunos “viajarem” para diversos lugares, desde a Roma Antiga, na aula de história, até o espaço, quando a matéria é ciências.

  1. Chatbots

Com o surgimento do ChatGPT, a inteligência artificial (IA) que responde às perguntas dos usuários desse tipo de chatbot (robô com que “conversa” com os humanos), também apareceu a preocupação de possíveis plágios nas tarefas escolares e prejuízos na habilidade de pesquisa dos alunos.

Todavia, existem oportunidades de usar essa tendência de tecnologia para o bem da educação. Um exemplo é o que a Khan Academy, uma escola de cursos virtuais está fazendo. Em entrevista à imprensa, o fundador, Salman Khan, explicou que a empresa desenvolveu um chatbot para auxiliar os alunos.

Trata-se de uma ferramenta que oferece um espaço para que os alunos escrevam as suas redações. Ao fim do texto, a IA entra em ação para fazer sugestões, como desenvolver mais determinado argumento ou trocar um termo por outro. Todavia, o chatbot indica ao professor quando o aluno apenas colou um texto totalmente pronto no chatbot, o que é uma forte indicação de plágio.

  1. Aplicativos educacionais

Para diversas tarefas da nossa rotina, existe algum aplicativo para nos auxiliar. O mesmo acontece no mundo da educação e o que não faltam são programas que oferecem aulas, simulações, jogos, métodos de organização, exercícios retirados de edições do Enem e outros vestibulares, aprendizado de idiomas e muito mais. Eles podem até mesmo ser apresentados aos alunos por meio da Super Lousa TAW, com a simples abertura do app no dispositivo e transmissão na tela.

Leia também: A tecnologia e o novo perfil dos estudantes

Fique sempre por dentro das tendências de tecnologia na educação

Na TAW, trabalhamos com uma ferramenta que está entre as tendências de tecnologia na educação, a nossa lousa digital. Por isso, estamos sempre atentos a tudo o que envolve o mundo do ensino e temos uma equipe de especialistas que sabem como as inovações podem gerar benefícios para alunos e educadores. Então, caso você queira aprender mais sobre este assunto ou ficou com alguma dúvida, entre em contato e vamos conversar!

10 de fevereiro de 2015
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.