O papel da lousa digital no ensino de habilidades artísticas

O papel da lousa digital no ensino de habilidades artísticas

“As crianças já nascem conectadas ao mundo de informações que a Internet nos proporciona, elas vivem no ambiente da tecnologia. Então, nós precisamos entender esses processos para utilizar as ferramentas tecnológicas na educação”. Foi assim que o professor de música da rede municipal de Timbó, Emerson Roepke, esclareceu sobre a importância de levar recursos modernos para as salas de aula, como é o caso da lousa digital.

Emerson vive essa revolução diariamente, pois o município de Timbó, em Santa Catarina, investiu em 130 Super Lousas TAW, que estão distribuídas em 18 escolas, do ensino infantil e fundamental. O interessante é perceber como os benefícios da ferramenta vão além do que costumamos mencionar a respeito das matérias mais técnicas, como matemática e biologia.

Até mesmo nos conteúdos artísticos, como na música, alunos e mestres percebem os diversos pontos positivos. Quer conhecer mais desse cenário? Confira os detalhes do que Emerson Roepke nos contou!

A revolução na sala de aula

“A educação está sofrendo uma revolução, mas as pessoas ainda acham que a informática veio para substituir, mas não, os seres humanos estarão presentes para auxiliar no uso da tecnologia”, afirmou o educador.

Esse é realmente o intuito da lousa digital: contribuir com o conhecimento dos mestres no momento de transmitir a matéria. Afinal, na tela, é possível apresentar diversos conteúdos multimídia que aprofundam o assunto, além de tornar as aulas interativas, dinâmicas e divertidas.

Assim, os alunos podem conferir vídeos, imagens, gráficos, jogos, aplicativos e muito mais, que irão mostrar a eles como o tema pode se expandir por variados âmbitos da vida. Imagine, portanto, o quanto os jovens, que já são hiperconectados, ficam animados e engajados com o aprendizado.

Como funciona a Super Lousa TAW?

A Super Lousa TAW é a nossa lousa digital, que conta com um kit composto por quadro de projeção, caneta óptica, estojo receptor de dados e software TAW. Tudo com três anos de garantia.

Para utilizar a ferramenta, a escola precisa apenas de um projetor com entrada HDMI, computador com sistema operacional Windows XP ou superior (Linux também é adaptável) e processador Pentium. Enfim, são equipamentos usualmente encontrados em várias instituições de ensino. Dessa forma, não é necessário fazer grandes reformas para receber os benefícios da lousa digital.

Os principais pontos positivos da lousa digital na visão de um educador de música

Emerson Roepke, mestre de música da rede municipal de Timbó, listou os principais pontos positivos que ele usufrui diariamente com a lousa digital.

Facilidade de uso

“Eu lembro que, quando eu era estudante, o professor começava a montar uma TV e demorava de 10 a 15 minutos para isso. Imagina a quantidade de tempo que se perdia”. Você também viveu isso durante a sua formação escolar?

Era sempre uma dificuldade para transmitir um vídeo ou áudio. Todavia, isso mudou com a lousa digital. Agora, o mestre pode apresentar conteúdos de diversos formatos, como músicas, apenas com um toque na tela, que já estará conectada ao computador e aos materiais e programas do dispositivo.

Emerson contou ainda que ele era quem mais usava os equipamentos de reprodução audiovisual, mas com a chegada da Super Lousa TAW, todos os outros professores puderam colocar esses conteúdos diferentes em suas metodologias de aula.

Mais fontes de inspiração

Emerson mostra como as tecnologias podem ser usadas para o bem do aprendizado, pois ele busca muitas inspirações de outros músicos nas postagens das redes sociais. Assim, o mestre ensina os alunos onde estão essas “fontes ricas” de boa informação e até mesmo como compartilhar experiências com outros artistas.

Leia também: Entenda as vantagens de inovar com lousa digital nas escolas

O ritmo na lousa digital

De forma mais técnica, a lousa digital contribui para que os alunos consigam seguir o ritmo das músicas. “Por meio de estímulos visuais, a lousa mostra o momento certo para percutir o ritmo”, explicou Emerson.

“Assim, eu consigo auxiliar as crianças que não conseguiram entender, enquanto os outros estão se divertindo. Isso faz com que o processo seja muito mais inclusivo e assertivo”. O resultado é a evolução da meninada no universo musical!

No entanto, o aprendizado não para por aí: o educador lembrou da possibilidade que a lousa oferece para salvar as aulas. Com isso, ele consegue enviar o material para os alunos praticarem em casa.

Que tal entender mais sobre a lousa digital?

Apostamos que, depois de conhecer o relato do educador de Timbó, você ficou com mais curiosidade em entender como uma lousa digital consegue promover tantas melhorias na educação.

Então, nós convidamos a conferir mais conteúdos que produzimos sobre a Super Lousa TAW no Instagram e Facebook. Assim, você conseguirá se aprofundar nessa tecnologia!

14 de setembro de 2023
A Super Lousa Digital da TAW é formada por uma película de projeção, uma caneta ótica e uma software que permite a interação com telas de todos os tamanhos.