Blog

22/07

Você acha possível definir o futuro da educação? Conheça uma solução de interatividade que oferece uma nova forma de ensinar

As incertezas em relação ao futuro da educação em um mundo digitalizado não são apenas vividas no Brasil. Um grupo de educadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, debate o tema há alguns anos. No mundo todo a tecnologia e acesso à informação está tornado as pessoas mais informadas e interessadas pelo que acontece, tudo graças à internet e a velocidade de compartilhamento de conteúdos.

Mundo em quatro telas

Os dispositivos móveis, que incluem os smartphones e tablets, proporcionam experiências digitais em todo momento. É cada vez mais comum ver pessoas conectadas o tempo todo, realizando ações pelo celular como compras e pesquisas que antes demandavam muito mais tempo e esforço. O estudo “The Future of Digital”, desenvolvido pela agência americana Business Insider, apresenta reflexões sobre as últimas décadas e sobre o fenômeno “4-screen world”, que afirma a condição de que o mundo atual vive dependente de 4 telas: smartphone, tablet, notebook e televisão.

Tecnologia é aliada da educação

Neste contexto a rotina mudou, porém a educação ainda não aproveitou todo o potencial que pode aproveitar com a digitalização e o dinamismo. Se as pessoas convivem com telas o tempo todo, é indispensável que a escola também vivencie essa experiência de maneira positiva. Muitas instituições de ensino no Brasil ainda não sabem como lidar com as novas tecnologias e, na tentativa de oferecer algum serviço digital, transformam os materiais didáticos em arquivos digitais, porém sem interatividade ou apelo criativo, e essa não é a proposta mais eficiente para ensinar os alunos da era atual.

Quando os gestores e professores conseguem enxergar os benefícios de ganho de qualidade e otimização do tempo que uma aula com recursos digitais pode proporcionar para os alunos, eles vencem as barreiras que ainda impedem o interesse em investir na tecnologia aliada à educação.

Futuro indeterminado

O futuro digital para a educação ainda não foi determinado, o país começa a despertar para a importância das soluções digitais e adaptações de aprendizado para as novas gerações. A sociedade avança no conhecimento e interação digital que ainda pode ser muito explorado para o segmento da educação.

Interesse mundial

Estudiosos da área educacional, como os professores da Stanford University, estão em busca de respostas para questões fundamentais que envolvem essa abordagem do futuro da educação em um mundo digital. Os educadores sabem que a tecnologia digital está mudando o caráter da aprendizagem e a percepção das pessoas para a absorção de conhecimento, mas ainda buscam alternativas que equilibrem as ofertas de ensino e conhecimento que são repassadas nas salas de aula.

A maior solução de interatividade do mundo

No Brasil algumas soluções de interatividade e tecnologia destinada às salas de aula já podem ser encontradas, como a TAW, uma lousa digital de grande dimensão que funciona também como tela de projeção e quadro branco. Trata-se de uma proposta que integra ferramentas digitais, pois oferece um ambiente virtual com muitas possibilidades, com técnicas tradicionais, para que os professoras possam adaptar suas experiências e habilidades ao ensinar.

Para saber mais sobre essa proposta de inovação e colocar sua escola no caminho do futuro, entre em contato conosco. Em nosso site você encontra vídeos que demonstram a TAW em funcionamento e poderá perceber que o futuro, embora ainda não definido, não é totalmente desconhecido. Acesse: www.tawitech.com.


WhatsApp