Blog

08/05

Taw é única brasileira a participar de festival europeu de inovação e desenvolvimento

A inovação tecnológica pela qual empresas de Florianópolis são conhecidas está representada no Pioneers, festival que acontece em Viena, na Áustria, entre os dias 27 e 30 de maio. Esse ano o festival conta com a participação da TAW, a maior solução de interatividade do mundo.

Desenvolvido em Santa Catarina, o produto da TAW começa a ser conhecido por oferecer versatilidade no segmento de lousas digitais. Por atender diversas necessidades ela beneficia demandas de salas de aula e ambientes corporativos.

A TAW é a única empresa brasileira a participar do festival europeu que tem como principal objetivo reunir startups e investidores para impulsionar as melhores ideias nos setores de ciência, saúde, sustentabilidade e gestão de conhecimento. “A participação no evento marca a trajetória da empresa catarinense que busca demonstrar mundialmente a solução, considerada a terceira geração de lousas, criada em Florianópolis”, destaca o diretor da empresa, Marcelo Rezende.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Paulo Montenegro, em parceria com o Ibope Inteligência, revelou que 92% dos professores entrevistados concordam com a utilização de materiais didáticos digitais, eles acreditam que a aplicação dessas tecnologias em sala de aula gera uma resposta positiva nos alunos, e para isso a TAW foi projetada.

A equipe que desenvolveu a TAW é composta por professores, matemáticos, engenheiros eletrônicos, engenheiros de software e administradores que criaram uma solução que leva para as salas de aula a interatividade que os professores precisam, com a versatilidade de funcionar apenas como quadro branco e também como tela de projeção. O produto é composto por uma tela branca autoadesiva que pode ser instalada em qualquer superfície plana. Nesta tela é possível escrever com canetas de quadro branco e, em conjunto com um projetor, se transforma em uma tela de projeção, contudo, a grande função da TAW é ser uma lousa digital. Com a instalação do software que acompanha o produto ela se transforma em um ambiente virtual onde podem ser reproduzidos vídeos, feitas anotações, apresentadas imagens e uma série de interações.

A empresa, que é de Florianópolis, foi fundada em 2005 e há uma década tem a missão de inovar com soluções de interatividade simples e eficaz. Em 2009 foi eleita pelo Governo Estadual e FAPESC (Prêmio Stemmer) como a pequena empresa mais inovadora de Santa Catarina. Em 2010 a TAW alcançou o 3ª lugar entre os mais de 200 competidores inscritos na disputa pelo prêmio Desafio Brasil, concurso sobre empreendimentos inovadores patrocinado pela FGV, Intel e Microsoft e, em 2013, foi finalista do Desafio Intel.


WhatsApp