Blog

27/03

Recursos oferecidos pelas lousas digitais

Não é segredo para ninguém que os velhos métodos educativos não funcionam mais. A estrutura tradicional de ensino – professor transmissor e aluno receptor de conteúdos – está ultrapassada. Os alunos, estimulados pelas novas tecnologias e a recente inclusão digital, não querem ser apenas espectadores passivos de sua própria aprendizagem: querem interagir, participar, criar e também ensinar.
As escolas devem estar preparadas para esse cenário digital e procurar estar sempre atualizadas com as mais recentes tecnologias, principalmente porque os pais exigem modernidade e metodologias inovadoras de ensino, tão necessárias nesse nosso mundo altamente competitivo. A tecnologia disponível para os alunos é um fator de peso na escolha dos pais de matricular o filho em uma escola nova ou mantê-lo na mesma.
Por outro lado, não é vantajoso para ninguém investir em novas tecnologias se elas não podem ser aproveitadas adequadamente, com resultados efetivos para os alunos. Não basta ser high-tech: é necessário ter simplicidade e usabilidade, de modo que os professores possam bem manejar as ferramentas e, mais que isso, saber realmente o melhor momento para utilizá-las, de modo que o aluno tenha uma experiência de aula rica, interativa e motivadora.

Recursos mais utilizados
Uma aula realmente interessante, motivadora e interativa estimula o aluno através dos sentidos, encorajando-o a explorar mais profundamente o conteúdo apresentado. Assim, são muito usados em sala de aula os recursos audiovisuais, tendo os vídeos educativos um lugar de destaque.
Os vídeos são um recurso amplamente utilizado pela sua versatilidade e aplicabilidade em praticamente todas as matérias, podendo tanto resumir o assunto em si como ser um interessante complemento à explicação oral do professor em sala. Filmes com temáticas diversas também podem ser usados, com a vantagem de trabalhar o emocional dos alunos, causando uma maior retenção do assunto a ser explorado.
Slides já foram mais utilizados, mas ainda hoje têm o seu valor, principalmente para a apresentação de tabelas e gráficos.
Para complementar, podem ser oferecidos recursos de texto como e-books e enciclopédias digitais, além da interação constante proporcionada pelas redes sociais, que juntamente com os demais recursos tornarão a aula plena, satisfatória e interessante tanto para quem assiste quanto para quem ministra.

Integrando todos os recursos em sala
Levar todos esses recursos para a sala de aula e aproximar isso da realidade do professor e do aluno pode parecer muito complicado em um primeiro momento. Porém, já existe no mercado uma solução realmente inovadora, que chegou para revolucionar o mundo das tecnologias educacionais, abrangendo todos os recursos disponíveis atualmente em um único produto, além de oferecer total usabilidade, simplicidade e interatividade: a lousa digital interativa ou Tawboard.
Sendo mais que uma simples lousa digital, ela permite ao professor a apresentação de todos os conteúdo digitas como a apresentação de vídeos, e-books, apostilas, slides e gráficos. A  interação é feita através de uma caneta ótica: o professor pode ressaltar o conteúdo exposto, apagar, acrescentar suas próprias observações e ainda gravar todo o conteúdo apresentado para consulta posterior.
Apesar de ser uma ferramenta poderosa, é bastante intuitiva e simples de operar, sendo o seu software compatível com Windows XP ou superior. A sua instalação também é simples, constando o equipamento de uma caneta ótica, um tablet para interação à distância e uma tela de projeção, que pode ser ampliada ou reduzida de acordo com a necessidade do momento, tornando a apresentação mais efetiva e personalizada.

Assim, a Tawboard tem se mostrado um meio simples e eficaz de transportar para a sala de aula os melhores recursos digitais em apenas um clique. Conheça mais a respeito!


WhatsApp