Blog

15/01

Ganhos de marketing com a lousa digital

Feche os olhos e imagine um dia letivo em uma sala de aula. É bem provável que, se você fizer esse pedido a várias pessoas, a maioria vai imaginar um espaço com diversas carteiras, alunos sentados anotando as matérias em um caderno e lá na frente um professor, com um quadro branco ou verde ao fundo e segurando um pincel ou um giz. Podemos dizer que esta é a cena clássica. No entanto, em meio a tantos avanços tecnológicos, será que vai continuar assim?

A resposta com certeza é não. Por mais que o imaginário de grande parte das pessoas ainda remeta a professores com um quadro branco ou verde usado em sala de aula e alunos anotando os conteúdos em cadernos, a era digital trouxe algumas facilidades.

Lousa digital para os professores e tablets para os alunos

Uma das principais novidades que modernizam e representam o futuro do ambiente escolar é a lousa digital. De acordo com o site Falando de Feiras (http://www.falandodefeiras.info/2013/05/tawboard-apresenta-segunda-geracao-de.html), um dos modelos mais modernos é a Tawboard, a terceira geração de lousa, que disponibiliza uma área visível que chega a ter até 20 metros quadrados – tamanho similar à lousa de um anfiteatro – e que pode ser instalada em qualquer modalidade de sala de aula.

Enquanto alguns sistemas apenas projetam a tela do computador e trazem problemas para a visibilidade, a lousa digital de terceira geração permite ao professor escrever com uma caneta ótica sobre uma tela de projeção da mesma forma como escreveria com uma caneta em um quadro. Além disso, conteúdo da internet e arquivos podem ser abertos pelo professor e apresentados à turma na lousa.

Para os professores, a aula se torna mais dinâmica e prática, enquanto que para os alunos, ela se torna mais atraente e pode até ser revista, pois todo o conteúdo é salvo em dois vídeos, um no qual é possível ver somente a lousa na qual o professor apresentou o conteúdo e outro no qual é possível ver o professor e a lousa, como se estivesse na sala de aula novamente.

Enquanto os professores trocam o quadro negro pela modernidade da lousa digital, alunos trocam os cadernos por tablets, por meio do qual acompanham as aulas e estudam, com maior visualização de conteúdo, sensibilidade e contextualização.

Ganhos de marketing com a lousa digital

Na hora de optar por uma escola, os pais ou os próprios alunos levam em consideração diversos fatores, como a localização da instituição, currículo dos professores, programa pedagógico, e também a infraestrutura, inclusive avaliando os equipamentos disponibilizados aos alunos e usados com as turmas em sala de aula.

Agora, responda: você quer estudar em uma escola com os melhores e mais modernos equipamentos, que vão facilitar e intensificar o aprendizado ou em uma escola com sistemas ultrapassados e que ajudam a tornar cansativo o aprendizado? Como a maioria das pessoas vai escolher a primeira opção, o uso da lousa digital representa um ganho de marketing na divulgação do curso ou da escola. Isso porque seu uso permite ao aluno não só acompanhar aulas dinâmicas e interativas, como recuperar posteriormente os conteúdos apresentados e poder estudar e reforçar o aprendizado de casa, seja para tirar dúvidas ou para se preparar melhor para alguma prova.

O uso da lousa digital traz grandes perspectivas de crescimento e tem tudo para fazer com que ninguém mais imagine um quadro negro quando pensar em uma sala de aula daqui alguns anos.

Tem alguma boa experiência de marketing com o uso da lousa digital? Compartilhe conosco nos comentários!


WhatsApp