Blog

27/03

Exigências tecnológicas para a instalação de lousas digitais

As lousas digitais chegaram para revolucionar a maneira de se transmitir conhecimento. Seja em palestras, aulas ou reuniões de negócios, a utilização de uma boa lousa digital pode poupar bastante energia no objetivo de compartilhar dados, além de transformar a apresentação em algo muito mais interessante para a audiência.

É importante, contudo, saber de algumas exigências tecnológicas para instalar um bom modelo, aproveitando ao máximo o potencial.
Há alguns anos um professor que quisesse incrementar a aula teria que se desdobrar em sala. Talvez trazer colagens em painéis, confiar na TV acoplada a um aparelho de DVD ou vídeo cassete, usar a estrutura desengonçada de um boneco representativo de um corpo humano, etc. Isso depois de ter que barganhar horários para usar a sala de videoteca da escola. Não muito distante no tempo, os datashows até adiantavam um pouco, mas a interatividade era limitada a assistir-se ao que era passado na tela e, no máximo, apontar com um laser para indicar os pontos abordados.

Isso tudo é coisa do passado, pois as lousas digitais, que são investimentos fantásticos que se pagam em curto prazo, vieram para abocanhar de vez a fatia do mercado que deseja mais vida na apresentação de palestras ou na ministração de aulas.
Apesar de sofisticadas, as lousas digitais estão cada vez mais simples na forma como são instaladas, não exigindo muita mão de obra e nem tendo custo elevado nos componentes.

Os modelos mais avançados contam com um projetor que pode ser conectado ao teto ou em um ponto fixo a ser regulado de acordo com a preferência e especificações de manual, uma caneta ótica com função de giz e mouse, um estojo eletrônico de interação com a tela e uma superfície sensível com conexão com o projetor. Também é possível ajustar o tamanho da tela conforme a necessidade ou preferência, tendo clareza na imagem e possibilidades diversas de trabalhos. Caso haja a necessidade, pode-se gravar toda a aula dada através da lousa no computador. Assim, é possivel repetir quantas vezes for necessário a mesma aula.

Acompanhando o hardware, vem um software bastante avançado com interface compatível com Windows XP em diante, de fácil instalação e que pode ser usado em um laptop comum. remover
É importante respeitar as indicações nos manuais e sempre atentar-se para a boa conservação dos equipamentos componentes, pois embora a lousa seja resistente e cumpra seu papel na projeção de dados, a precisão e eficácia do funcionamento podem ser comprometidas com a danificação da caneta por mau uso ou com o posicionamento errado do projetor. remover

O uso de toda a potencialidade de uma lousa digital também está legado ao aprendizado das funcionalidades. É importante, portanto, tirar um tempo para aprender os recursos impressionantes que esse equipamento possui, dando à aula ou apresentação muito mais dinamismo e profundidade.

Os meios de aprendizado têm tido que seguir a fome por tecnologia que começa desde a fase infantil e atinge até pessoas com mais experiência de vida. A escola e profissionais que não se apoderarem dessas facilidades correrão o risco de perderem espaço e oportunidades de pontuar disciplinas e fazerem a diferença no campo em que atuam.


WhatsApp