Blog

27/07

Como vencer a resistência de utilizar tecnologia nas salas de aula

As novidades tecnológicas que tratam da informação e comunicação não são novidade para grande parte dos brasileiros. Frequentemente novos recursos surgem para facilitar ainda mais o compartilhamento de ideias e registros. A tecnologia está presente em praticamente todos ambientes por onde circulam as pessoas e aos poucos ganham as salas de aula.

Pelas salas de aula do mundo

A utilização de softwares, arquivos digitais e internet em sala de aula possibilita aos professores o aprofundamento do conteúdo. Segundo um estudo mundial divulgado em maio deste ano pela consultoria britânica Futute Source, apenas 2% das salas brasileiras utilizam tecnologia como recurso de ensino, nos EUA e no Canadá as lousas digitais são encontradas em metade das classes, já no Reino Unido, o índice chega a 98%.

Para superar a resistência

No Brasil ainda é possível encontrar alguns obstáculos para adoção de novas tecnologias de informação, como as lousas digitais. Entre os motivos que dificultam a adoção desses recursos estão a resistência do professor, a insegurança quanto a usabilidade do equipamento e o custo de instalação.

Os professores que já lecionam há muito tempo podem resistir ao uso de novos dispositivos eletrônicos por estarem acostumados aos recursos convencionais, como quadro negro e giz ou lousa branca. As lousas digitais disponíveis no mercado em geral exigem uma adaptação para utilizar a ferramenta. No caso da TAW, entretanto, a tecnologia foi pensada para que o professor possa continuar escrevendo e ensinando como ele já está acostumado, só que utilizando recursos digitais para aprofundar ainda mais seus conteúdos e também gravar suas aulas, por exemplo.

Inovação e funcionalidade

A TAW é a maior solução de interatividade do mundo, ela é composta por uma tela autoadesiva que funciona como quadro branco, tela de projeção e também torna-se uma lousa digital quando combinada com o software e a caneta eletrônica. O sistema é semelhante a de uma lousa tradicional com as ferramentas básicas, como abrir arquivos, copiar e colar do computador, por isso não apresenta dificuldade de uso. Com as ferramentas o professor pode mostrar vídeos, destacar textos, apresentar imagens e o que mais for necessário para tornar as aulas mais dinâmicas.

A insegurança é vencida após algumas utilizações da ferramenta, basta que o professor tenha interesse em saber como funciona que logo dominará por completo essa lousa digital, pois seu sistema é simples e não exige grande conhecimento de informática.

Investimento em educação

O custo do sistema também é um fator que pode causar dúvida, contudo, melhorias na educação não podem ser considerados gastos e sim investimento. Os tempos mudaram, a forma de ter acesso à informação mudou, é essencial que as salas de aula acompanhem esse desenvolvimento.

Investir em tecnologia para oferecer aos alunos melhores experiências de aprendizado é uma estratégia de marketing. Os pais buscam escolas que possam oferecer o melhor para seus filhos, por isso, equipar sua unidade de ensino com soluções inovadoras irá mostrar para as famílias o interesse que a escola tem em contribuir para a formação de cidadãos, preparando as crianças e adolescentes da melhor maneira possível.

Ficou curioso para saber como a TAW funciona e como ela pode revolucionar a experiência em sala de aula? Acesse nosso site, assista aos vídeos demonstrativos e saiba mais sobre essa lousa digital inovadora www.tawitech.com.


WhatsApp