Blog

18/02

Fiesc alavanca novos negócios com inovação tecnológica multifuncional

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), em Florianópolis, é uma das instituições que investem em tecnologia e inovação nos negócios. Para atender as indústrias e oferecer um diferencial, a Gerência de Inovação e Tecnologia dispõe de um dispositivo de integração digital que permite reuniões mais dinâmicas e interessantes.

O investimento mais atual da Federação é uma lousa digital, multifuncional, que oferece uma série de utilidades. A TAW, lousa digital, se diferencia das demais por não ser apenas um projetor do computador. Ela funciona em conexão com um aplicativo que cria um ambiente virtual e transforma um simples quadro branco em uma tela interativa onde podem ser reproduzidos vídeos, apresentados conteúdos de diferentes mídias, e ser feita gravação em vídeo.

Usabilidade aprovada

O gerente de Inovação e Tecnologia da Fiesc, Fausto Alcântara de Lima Júnior, diz que o novo recurso surpreendeu a todos. Ele conta que quem vê a lousa digital e observa a facilidade com que se faz explanações e descreve explicações com o auxílio da nova tecnologia fica admirado com a inovação. “A lousa digital da TAWITECH tem uma tecnologia diferenciada que facilita muito a demonstração de algum procedimento ou de novas ideias de negócio”, considera. “A TAW lousa digital permite transmitir mais rápido, em tempo real, as ideias como estão sendo formadas e garante, ainda, a gravação”.

Tecnologia e multitarefas

Os diferenciais que Fausto cita foram conquistados com a tecnologia desenvolvida para o funcionamento da lousa. O sistema é composto por uma tela auto-adesiva na qual são impressos micropontos de interação. Quando o software de gestão da ferramenta está aberto e a caneta digital ótica calibrada, é feita a conexão entre as ferramentas e isso permite o funcionamento preciso das funcionalidades da lousa. A caneta ótica escreve, abre arquivos, destaca imagens e documentos e comanda tudo direto da lousa.

O diretor de Tecnologia da Informação da Fiesc conta ainda que para a Federação das Indústrias de SC a TAW lousa digital têm sido uma novidade boa, que tem gerado boa percepção  possibilidade de novos planejamentos.

A multifunção da tela permite ainda que a lousa seja usada como quadro branco e tela de projeção, se transformando assim em uma ferramenta de três utilidades que garante dinamismo e praticidade para quem utiliza. “É a tecnologia ajudando a gente a desenvolver uma indústria melhor”, conclui o gerente de Inovação, Fausto Júnior.

Sobre a TAW

A TAWITECH nasceu e está sediada em Florianópolis, Santa Catarina, um dos mais importantes polos tecnológicos da América Latina, e tem a missão de inovar em soluções de interatividade simples e eficazes.

Foi fundada em 2005 e eleita em 2009 pelo Governo Estadual e FAPESC (Prêmio Stemmer) como a pequena empresa mais inovadora de Santa Catarina.

Em 2010 a empresa alcançou o 3ª lugar entre os mais de 200 competidores inscritos na disputa pelo prêmio Desafio Brasil, concurso sobre empreendimentos inovadores patrocinado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Intel e Microsoft. Em dezembro de 2011, a TAW recebeu aporte financeiro de um grupo de investidores para a industrialização do projeto Lousa Digital TAWBOARD e, em 2013, foi finalista do Desafio Intel.

Como missão a TAW acredita que deve desenvolver produtos que tornem a interação homem e máquina natural, dando liberdade para criar. Esse projeto é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de professores, matemáticos, engenheiros eletrônicos e de software, e administradores.