Blog

09/10

Saiba como a inovação na educação pode beneficiar os nativos virtuais

Você já ouviu a expressão “nativos digitais”? Ela se refere aos jovens que nasceram e crescem cercados pela tecnologia e que aprendem desde muito cedo a viver conectados. Essas crianças e jovens são os atuais alunos que ocupam as cadeiras escolares. Para eles, a convivência com computadores, dispositivos móveis com acesso a internet, vídeo-games e demais tecnologias é natural, uma vez que aprender a usar esses recursos desde a infância. E é para eles que a inovação na educação deve ser desenvolvida e aplicada.

Inovação na educação

A inovação acontece quando uma invenção é implementada e incorporada na sociedade. Isso se dá através de novos produtos e serviços, novos modelos organizacionais, novos mercado e, na educação, a aplicação de novas ferramentas e métodos para ensinar, como define Carolina de Andrade, coordenadora geral Social Good Brasil.

Interagir com as inovações pode ser um desafio para os professores, que estão habituados aos modelos tradicionais de ensino, contudo, a oferta de novos recursos educacionais pode impactar de maneira positiva o aprendizado desta e das próximas gerações. Um estudo realizado pelo OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) em 2014 concluiu que, ainda que não haja uma relação facilmente comprovável entre inovação e melhorias na educação, em geral, países com maiores níveis de inovação observam o aumento em alguns resultados educacionais, incluindo melhor performance em matemática na oitava série (13 e 14 anos), resultados de aprendizado mais igualitários e professores mais satisfeitos.

Novas formas de aprendizado

O ensino para os nativos digitais deve envolver as dimensões de pensamento, ação, relações humanas e resultados efetivos. Todos eles precisam das teorias, fórmulas, conceitos e aprendizado a respeito das áreas linguagens, ciências da natureza, matemática e ciências humanas, porém eles devem aprender a aplicar na sociedade esse conhecimento e de que maneira usar a tecnologia de maneira benéfica.

Levar a internet e os recursos digitais para dentro da sala de aula é a forma de ensinar para esses alunos como esses recursos podem contribuir para o desenvolvimento intelectual de cada um e não servir apenas como ferramentas de lazer. Muitos alunos deste momento serão os engenheiros de software e tecnologia dos próximos anos, e o estímulo por esse envolvimento ainda no ensino fundamental e médio pode despertar os talentos e ajudar a direcionar esses jovens para suas futuras áreas de atuação profissional. E não são apenas os que irão desenvolver as novas tecnologias que precisam aprender a lidar com elas, praticamente todas as profissões têm envolvimento com ferramentas e dispositivos eletrônicos e precisam utilizá-los de maneira produtiva.

Tecnologia na sala de aula

E de que forma a tecnologia pode fazer parte da educação? Com a utilização de ferramentas que estimulem a interação em sala de aula, a apresentação dos conteúdos de maneira dinâmica com vídeos, jogos, desafios e música para os alunos. Tudo isso a TAW, solução inovadora que reúne três funcionalidades em uma ferramenta, proporciona para os alunos e professores. A maior solução de interatividade do mundo é mais do que uma lousa digital, ela cria um ambiente digital para as aulas, não é apenas uma reprodução da tela do computador do professor. Com a TAW é possível levar a inovação para a rotina das escolas, beneficiando os alunos e professores que estarão vivendo o que a tecnologia tem de melhor para oferecer na educação.

Quer ter a TAW em sua escola? Acesse nosso site www.tawitech.com, entre em contato com nossos representantes e leve a inovação para sua unidade de ensino.