Blog

11/08

O que considerar ao decidir comprar uma lousa digital?

Se você é sócio de uma instituição de ensino ou diretor de infraestrutura, diretor pedagógico ou um professor inserido digitalmente, já deve ter ouvido falar de lousas digitais e considerado a possibilidade da aquisição de uma ou mais para a escola. Ao pensarmos em novos recursos tecnológicos, principalmente os mais inovadores, surgem diversas dúvidas sobre qual seria a melhor compra. Não é diferente ao falarmos de lousas digitais. Como escolher a melhor lousa digital para sua escola?

São diversas as denominações que as lousas digitais recebem, dependendo de seu fabricante ou de suas características técnicas: telas interativas, lousas interativas, quadros digitais ou ainda quadros interativos. Mesmo que dois fabricantes utilizem o mesmo nome para um produto, não significa que todos tenham as mesmas funções e características.

Existem diversos fabricantes nacionais e estrangeiros de lousas interativas, com diferentes características técnicas e preços. Entender melhor quais as funções e interações que cada uma permite, além de preço, facilidade de instalação e manutenção, assim como treinamento e assistência técnica, garante que a compra das lousas seja a mais acertada.

Reunimos algumas dicas para ajudar na decisão de compra que atenda melhor às suas necessidades. Confira:

Tamanho

Cada escola possui uma estrutura diferente, com salas de diferentes tamanhos. Uma lousa muito pequena em uma sala grande ou auditório não será de grande ajuda. Da mesma forma, salas menores podem precisar de recuo para o projetor. Assim, considere a possibilidade de lousas que possam se adaptar ao tamanho de diferentes salas de aula. Se um fabricante consegue oferecer a mesma lousa em tamanhos diferentes, é um excelente começo.

Ferramentas e funções

Há lousas que utilizam canetas sensíveis à pressão, outras que reconhecem movimentos das mãos, outras ainda com canetas óticas ou ainda telas “touch screen”, similares à experiência de uso de um celular. Apesar de pensarmos que as telas touch podem ser mais vantajosas por dispensarem o uso de uma caneta, elas é que conferem maior precisão aos movimentos. Além disso, com o uso de uma caneta, a experiência de escrever se torna ainda mais similar a de um giz em lousa tradicional, o que pode facilitar muito a adesão da tecnologia até mesmo por professores menos propensos a ela.

Além disso, checar quais funções disponíveis no software da lousa além de simplesmente replicar a tela de um computador e a interação que permite entre essas duas telas (software da lousa + tela do computador e todos os outros recursos que ele possui) é a chave para uma boa compra.

Preço

A faixa de preços de lousas é bastante ampla: vai de cerca de R$2.500 até R$15.000. Como outros produtos, nem sempre a mais cara é sinal de que é a melhor; assim como as muito baratas podem não ser um avanço muito grande em relação a uma tela de projeção comum. Ao fazer o investimento em uma nova tecnologia, o ideal é entender o melhor custo benefício: qual a lousa digital que vai me oferecer mais vantagens comparadas ao preço cobrado? Não se esqueça de mensurar os itens: instalação, facilidade de uso, treinamento e assistência técnica.

Faça-se as seguintes perguntas? E a lousa, é de fácil instalação (se dispensar a necessidade de um técnico para instalar e configura, tanto melhor)? Em quantas horas de uso da lousa o professor se habitua ao uso dela?

Assistência técnica

Por último, cheque se a lousa possui assistência especializada no Brasil, preferencialmente diretamente do fabricante e não terceirizada. Assim, facilita qualquer eventual manutenção necessária.

A decisão de investir em uma lousa digital deve levar em consideração o ganho que sua instituição de ensino terá, tanto em qualidade para os alunos e professores como em marketing. Investir em inovação é um passo para oferecer novas experiências de aprendizado e contribuir para o desenvolvimento dos alunos. Assista o vídeo de demonstração da TAW, a maior solução de interatividade do mundo, e veja como as salas de aula podem se transformar em ambientes muito mais dinâmicos e atrativos.