Blog

17/07

A importância da aplicação das Tecnologias Educacionais nos dias atuais

A educação faz parte do aprimoramento da sociedade, que se desenvolveu com o passar dos séculos permeada pelo avanço das tecnologias educacionais. Os livros, lousas e objetos utilizados em sala de aula são considerados tecnologias educacionais. Ao longo dos anos e com o desenvolvimento da rotina ligada à automação e a chegada da conectividade constante, levar ferramentas digitais para as salas de aula tornou-se uma necessidade.

A internet provocou mudanças profundas no nível social, econômico e cultural, deixar de utilizar esse recurso na educação seria perder a oportunidade de envolver os alunos em experiências de aprendizagem bem sucedidas.

Realidade dos alunos

A utilização de uma lousa digital no ambiente educacional é a forma prática de exemplificar esse tema. As crianças e jovens estão crescendo com acesso à tecnologia, desenvolvendo habilidades e conhecimentos dinâmicos. Neste contexto, as aulas ministradas apenas com os recursos tradicionais, como livros e quadros negros, se tornam menos interessantes. Os professores, por melhores que sejam, precisam investir em um conteúdo muito bem apresentado para conquistar a atenção desses alunos.

Contudo, quando um recurso como uma lousa digital é colocado em cena, o nível de envolvimento tende a crescer. Estudos comprovam que o desempenho dos alunos que têm acesso à ferramentas digitais durante o processo de aprendizado é melhor em disciplinas exatas, por exemplo. Isso acontece quando conseguem visualizar o conteúdo de maneira mais dinâmica e próxima ao seu tipo de raciocínio.

Design Instrucional

Quando uma entidade investe em ações intencionais e sistemáticas de ensino que envolvem o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de métodos, técnicas, atividades, materiais, eventos e produtos educacionais em situações didáticas específicas, a fim de facilitar a aprendizagem humana, elas estão aplicando a teoria do Design Instrucional, conforme define a doutora em Educação e gestora de projetos, Andrea Filatro, professora do tema.

Emprega-se o design instrucional à concepção de aulas diferenciadas com a utilização de recursos didáticos através do envolvimento dos alunos. Neste formato uma aula que apresente um vídeo, um mapa dinâmico, conteúdo sobre o corpo humano que possa ser explorado ou até mesmo uma música tem o efeito esperado na experiência de aprendizado. Essas performances que incluem seleção de mídias como parte da rotina de ensino são conquistadas com o investimento das instituições em melhorias nas salas de aula e oferta de recursos digitais que proporcionam o ganho em qualidade para professores e alunos.

Destaque para educação

A TAW, maior solução de interatividade do mundo, foi desenvolvida para entrosar os alunos e o conhecimento tornando essa interação natural e oferecendo a liberdade para criar e aprimorar a relação entre alunos, professores e conteúdo ensinado. A utilização de tecnologias nas salas de aula visa oferecer aos alunos experiências que possam contribuir para o aprendizado e desenvolvimento do pensamento crítico e analítico.

Na atual realidade apenas o quadro branco e uma apostila não são suficientes para ensinar. As crianças e adolescentes precisam se sentir motivados e atraídos pelo ensino, e para isso a TAW tem uma solução inovadora. Conheça mais sobre essa ferramenta navegando em  nosso site tawitech.com.